De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Edital nacional premia práticas pedagógicas de ensino de histórias e culturas indígenas

01/09/2025

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



Edital nacional premia práticas pedagógicas de ensino de histórias e culturas indígenas
Iniciativa do ISA e do Fneei reconhece propostas que fortalecem Lei 11.645/2008

"Esse edital vem para revolucionar a educação brasileira", afirma Daniela Kaingang, professora, militante e coordenadora-executiva do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei). A iniciativa, lançada nesta segunda-feira (1o) pelo fórum e pelo Instituto Socioambiental (ISA), busca reconhecer práticas pedagógicas que implementem a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras na educação básica.

O edital "Aldear a Educação Básica: fortalecendo a Lei 11.645/08" vai premiar dez ações pedagógicas de relevância social, dividindo a premiação igualmente entre professores indígenas e não indígenas. Cada proposta selecionada receberá certificado nacional de reconhecimento e um vale-presente de R$ 2 mil. As iniciativas devem ser realizadas em escolas públicas ou privadas, abrangendo todas as etapas da educação básica, da educação infantil ao ensino médio e técnico.

"Importante destacar essa divisão das atividades: 50% das atividades premiadas vão ser de autoria de professores indígenas. Tem uma importância de garantir essa representatividade também", explica Kaingang.

Implementação ainda insuficiente
Segundo a professora, mesmo após 18 anos da promulgação da Lei no 11.645, ainda há lacunas na efetivação. "Nós verificamos, a partir dessa nota [técnica], que a implementação dessa lei não ocorre efetivamente. Então, a partir daí, nós começamos a pensar formas de implementá-la de modo efetivo. E o edital vem para coroar isso", diz.

Ela ressalta que, nas escolas não indígenas, o tema geralmente aparece apenas em datas comemorativas, como no Dia dos Povos Indígenas, celebrado em abril. "Uma maneira de mostrarmos a importância de o profissional implementar essa lei e a importância de combater o racismo estrutural existente no Brasil, principalmente nas escolas não indígenas, é mapear e premiar ações que promovam impacto na educação escolar", defende.

Parcerias
O projeto é realizado em parceria com o Instituto Alana e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 1o de outubro, por meio deste link. As propostas vencedoras serão divulgadas no site mirim.org, plataforma do ISA dedicada a conteúdos indígenas.

"Esperamos atingir todo o Brasil, pretendemos atingir todas as regiões, todos os espaços de educação. Pretendemos, com essa parceria de grandes instituições, como o Instituto Alana, a Anmiga, o ISA, trazer visibilidade para a Lei no 11.645", reforça Kaingang.

https://www.brasildefato.com.br/2025/09/01/edital-nacional-premia-praticas-pedagogicas-de-ensino-de-historias-e-culturas-indigenas/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.