De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ibama combate garimpo ilegal e desarticula infraestrutura criminosa em Mato Grosso

25/08/2025

Fonte: Ibama - https://www.gov.br/ibama/pt-br/



Ibama combate garimpo ilegal e desarticula infraestrutura criminosa em Mato Grosso
Operação Xapiri faz parte da força-tarefa de desintrusão da Terra Indígena Sararé, onde mais de 400 acampamentos utilizados por garimpeiros foram destruídos

Brasília/DF (25/08/2025) - Desde o início do mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem conduzido a Operação Xapiri-Sararé para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Sararé, lar do povo Nambikwara, em Mato Grosso. A ação já resultou na destruição de uma vasta infraestrutura utilizada pelos garimpeiros.

As equipes de fiscalização inutilizaram, até o momento, 100 escavadeiras hidráulicas, 317 motores estacionários, 431 acampamentos, 61 mil litros de combustível (diesel e gasolina), 43 motocicletas, 9 caminhonetes, 12 caminhões, além de outros equipamentos usados na extração ilegal de ouro (veja a tabela abaixo).

Em propriedades rurais na região, que serviam como pontos de apoio logístico para o garimpo ilegal, o Ibama neutralizou equipamentos e estruturas, como depósitos clandestinos de combustível e locais de manutenção de maquinário. Em uma dessas propriedades, foram apreendidos quase 13 quilos de mercúrio.

A Operação Xapiri-Sararé conta com a parceria das seguintes instituições: Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), além do apoio da Polícia Civil de Goiás (CORE/GT3).

Aumento do garimpo e seus impactos

A TI Sararé, que em 2025 lidera o ranking de alertas de garimpo no Brasil com 1.814 detecções, tem sido alvo de uma migração de garimpeiros ilegais, especialmente após a intensificação das ações do Governo Federal em outras áreas onde ocorriam o crime. A facilidade de acesso à região também contribuiu para o rápido avanço da atividade ilegal, que já resultou na supressão de 743 hectares de vegetação nativa na TI Sararé.

O garimpo ilegal na TI Sararé causa graves impactos ambientais e sociais, como:
Poluição: rios e igarapés são contaminados com mercúrio e resíduos oleosos, além de sofrerem assoreamento;
Desmatamento: a supressão da vegetação nativa prejudica o bioma amazônico e os habitats da fauna local;
Ameaça à cultura Nambikwara: a invasão das terras e a exploração dos recursos naturais afetam diretamente o modo de vida tradicional do povo Nambikwara;
Expansão do crime organizado: a atividade ilegal contribui para a presença e o aumento de grupos criminosos na região.
O Ibama reafirma seu compromisso em proteger a Terra Indígena Sararé e o povo Nambikwara, cumprindo a determinação judicial que exige medidas para a contenção do garimpo ilegal. As ações de fiscalização continuarão por tempo indeterminado.

Equipamentos apreendidos ou destruídos
Período: de 1o até 22/08/2025
(operação em andamento)

431 acampamentos
100 escavadeiras hidráulicas
4 barcos
9 caminhonetes
4 caminhões empregados na logística do garimpo
4 caminhões-basculante
3 caminhões-prancha
1 caminhões-tanque
6 tratores de esteira
1 trator de pneu
4 calhas resumidoras (estrovengas)
43 motocicletas
9 motobombas
21 motores geradores de energia
317 motores estacionários
2 motores de popa
2 motosserras
1 moinho de martelo
60.450 litros de diesel
1.290 litros de gasolina
5 armas de fogo pistola 9mm
2 armas de fogo pistola 28mm
1 espingarda calibre 22
84 munições
7 munições (calibre 12)
1 cartucho de munição calibre 9 mm não deflagrados
10 cartuchos de munição calibre 22 mm não deflagrados
1 carregador de pistola 9mm
1 carregador de fuzil 556 com 1 munição
6 capas de coletes balísticos
400 metros de mangueira (mangote azul)
12,4 kg de mercúrio
6 gramas de ouro
10 antenas de internet (Starlink)
10 estruturas de apoio logístico das atividades ilegais

Desde 2023, o Ibama atua no combate ao garimpo ilegal na TI Sararé, onde aproximadamente 400 escavadeiras utilizadas no garimpo ilegal foram apreendidas e inutilizadas, além de motores e outros equipamentos usados na extração ilegal de minério.

Na Amazônia, no período de 2022 a 2024, houve redução de mais de 30% na repressão de novas áreas de mineração ilegal por meio de operações do Ibama e de outras instituições do governo federal.

https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2025/ibama-combate-garimpo-ilegal-e-desarticula-infraestrutura-criminosa-em-mato-grosso
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.