De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas preparam plano de comunicação para a COP30 em Belém

28/08/2025

Autor: Tayana Narcisa

Fonte: CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br/



Indígenas preparam plano de comunicação para a COP30 em Belém
Programação nacional reúne participantes de diferentes povos para dar protagonismo às vozes de comunidades tradicionais na COP30, que deve reunir cerca de 3 mil representantes indígenas em novembro

Belém sedia nos dias 28 a 31 de agosto, o I Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI) que deve reunir 100 representantes de diferentes povos e biomas do Brasil, na Casa Maraká, espaço de mobilização cultural apoiado pela cantora Anitta.


O encontro, organizado pela Mídia Indígena em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, pretende preparar estratégias de comunicação para a COP30, que será realizada em novembro na capital paraense.

A conferência da ONU deve reunir cerca de 3 mil indígenas, configurando a maior delegação já presente em uma cúpula climática.

Comunicação como território de luta
Segundo os organizadores, o ENCI busca consolidar uma rede nacional de comunicadores indígenas capaz de produzir narrativas próprias, fortalecer a incidência política e dar visibilidade às pautas dos povos originários.

"Esse encontro representa a força coletiva dos povos indígenas na construção de suas próprias narrativas. É um espaço para fortalecer nossa voz, pensar estratégias conjuntas e afirmar que comunicação também é território de luta e de resistência", afirma Fly Tentehar, da Mídia Indígena.

Entre os nomes confirmados na programação estão Sônia Guajajara (ministra dos Povos Indígenas), Célia Xakriabá (deputada federal) e Kleber Karipuna (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB).


Preparação para a COP30
Um dos pontos altos do encontro é a elaboração do plano de cobertura colaborativa da COP30, que vai definir estratégias de produção, logística e conteúdos para garantir protagonismo indígena durante a conferência.

"Queremos que este plano seja mais do que um registro da COP30. Ele deve ecoar nossas vozes dentro e fora das negociações, mostrando ao mundo os rostos e saberes dos povos indígenas como protagonistas da luta climática", explica Tipuici Monoki, da Terra Indígena Irantxe (MT).

Casa Maraká
O encontro acontece na Casa Maraká, localizada na Avenida Nazaré, em Belém. O espaço foi criado como centro cultural e de comunicação indígena e terá programação permanente até a COP30.

Segundo os organizadores, a Casa simboliza a continuidade do trabalho do Coletivo Mídia Indígena e de seus parceiros na Amazônia.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/pa/indigenas-preparam-plano-de-comunicacao-para-a-cop30-em-belem/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.