De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Mutirão do programa Agora Tem Especialistas vai atender 1.317 indígenas no Vale do Javari

29/08/2025

Fonte: SESAI - https://www.gov.br/saude/pt-br/



Mutirão do programa Agora Tem Especialistas vai atender 1.317 indígenas no Vale do Javari
Ação oferecerá consultas em oftalmologia, pediatria, saúde da mulher e infectologia, além de exames laboratoriais e de ultrassonografia

Para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o mutirão do programa Agora Tem Especialistas chega nesta sexta-feira (29) à Aldeia Itacoai, no Amazonas, com atendimentos voltados a povos indígenas isolados do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari. Este é o terceiro mutirão indígena especializado promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). A ação será desenvolvida em duas etapas e vai contemplar 1.317 indígenas do povo Kanamari.

Até 7 de setembro, serão oferecidas consultas em oftalmologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, infectologia, além de exames como ultrassonografia e análises laboratoriais. Já a segunda fase, prevista para os próximos meses, será dedicada a cirurgias oftalmológicas e atendimentos voltados à saúde da mulher.

A iniciativa integra uma série de cinco mutirões planejados entre agosto e novembro em territórios indígenas de difícil acesso nos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso. Somente em agosto, já foram realizadas duas mobilizações nos DSEIs Alto Rio Solimões e Médio Rio Solimões, totalizando 15,2 mil atendimentos.

A agenda do Agora Tem Especialistas em território indígena prevê, até novembro, mais dois mutirões nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Xavante (MT) e Alto Rio Juruá (AC). "Estamos reforçando o compromisso do Sistema Único de Saúde em oferecer serviços de média e alta complexidade às comunidades indígenas mais distantes do Brasil", destaca o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

Resultados

Os dois primeiros mutirões indígenas somam 15,2 mil atendimentos. O primeiro ocorreu na Aldeia Belém dos Solimões, em Tabatinga (AM), atendendo os povos Tikuna, Kokama, Kambeba e Kanamari. Foram 182 cirurgias oftalmológicas, 1,9 mil consultas e 11,2 mil exames e procedimentos, além da entrega de 651 óculos para a comunidade, que reúne cerca de 10,5 mil indígenas.

O segundo mutirão aconteceu na Aldeia Morada Nova, em Itamarati (AM), na região do Médio Rio Solimões e Afluentes, garantindo 624 atendimentos na primeira etapa, entre eles 311 em oftalmologia, 72 em ginecologia e obstetrícia, 241 em clínica médica e pediatria, 49 ultrassonografias, 14 eletrocardiogramas e dois encaminhamentos de emergência. Também foram doados 98 óculos.

A próxima etapa será voltada à realização de cirurgias oftalmológicas e de saúde da mulher, com o apoio de um Centro Cirúrgico Móvel de Saúde Especializada, que contará com salas de cirurgia, pré e pós-operatório adaptados para respeitar a cultura indígena, incluindo a utilização de redes no espaço de recuperação dos pacientes.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/mutirao-do-programa-agora-tem-especialistas-vai-atender-1-317-indigenas-no-vale-do-javari
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.