De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Jornada de Formação para a COP30 fortalece o protagonismo indígena diante da crise climática

03/09/2025

Fonte: Coiab - https://coiab.org.br



O Ministério dos Povos Indígenas (MPI), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), lança nesta semana a Jornada de Formação para a COP30, iniciativa voltada para lideranças indígenas de todos os biomas brasileiros.

"Os povos indígenas, com seus conhecimentos e cosmovisões, têm muito a ensinar para o mundo sobre o combate aos impactos da emergência climática. Está na hora de sermos ouvidos e é por isso que estamos nos organizando para ter a maior e melhor participação indígena na história das COPs. Essa formação é um grande passo para a preparação das lideranças indígenas para esse momento histórico", defendeu a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

A Jornada tem como objetivo fortalecer a atuação política dos povos indígenas diante das mudanças climáticas e ampliar sua presença nos processos decisórios nacionais e internacionais sobre justiça climática. O processo é parte da preparação para a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

"A Jornada de Formação para a COP30 é uma oportunidade histórica para fortalecer as estratégias das lideranças frente aos desafios diretos que vivemos em nossos territórios. Cada passo dessa caminhada reafirma o compromisso da parceria entre a FAS, COIAB, APIB, e MPI na promoção do protagonismo indígena na preparação das lideranças para defender nossos modos de vida, nossa língua, nossas práticas e nossos saberes tradicionais. Queremos um futuro que garanta a autonomia territorial, a conservação de nossos rios e floresta, e respeito aos nossos modos de organização. A nossa voz se faz presente no chão da floresta e vamos chegar às mesas de decisão. E o mundo precisa ouvir o que temos a dizer", afirmou Rosa dos Anjos, coordenadora do Programa de Protagonismo Indígena da FAS.

Cerca de 350 lideranças indígenas participam desta formação, representando organizações que integram as redes da COIAB e da APIB, com atuação nos seis biomas brasileiros.

"É de suma importância esse processo da jornada de formação rumo a COP30, que o Movimento Indígena Brasileiro, especialmente via uma iniciativa da COIAB, na Amazônia Brasileira, através do Centro Amazônico de Formação Indígena, o CAFI, está trabalhando os temas de qualificar melhor a participação indígena na COP30, com o objetivo tanto de ter uma grande participação indígena nessa COP, mas também qualificar os nossos representantes, lideranças, que vão estar participando dos debates, com o maior entendimento para que a gente consiga incidir de uma maneira cada vez mais qualificada nas propostas, no debate e nas discussões sobre essa iniciativa que reúne mais de 300 lideranças indígenas e toda a base da COIAB, dos nove estados da Amazônia brasileira, das organizações indígenas que representam cada estado da Amazônia brasileira, e ampliada para as organizações indígenas que compõem toda a base, a rede da APIB, para além da COIAB, a participação de lideranças indígenas da APOINME, da Arpinsudeste, da Comissão Guarani Yvyrupá, da Arpinsul, do Conselho do Povo Terena e da Aty Guasu também. Então é um processo que visa ampliar essa formação e incidência rumo a COP30 para além da Amazônia brasileira", reforça Kleber Karipuna, coordenador executivo APIB.

A formação será realizada em formato on-line,por meio de uma plataforma disponibilizada pelo Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi) da COIAB, com aulas semanais síncronas e assíncronas, as aulas têm início nesta quinta-feira, dia 4 de setembro e vão até o final do mês. Entre os temas principais que serão abordados durante a formação estão os impactos das mudanças climáticas nos territórios, injustiça climática e nivelamento e preparação para a COP30.

"A formação sobre o clima para lideranças indígenas é uma estratégia que transcende a própria COP30, pois é um passo a mais na construção da incidência qualificada dos povos indígenas na agenda climática global. A COIAB, por meio do Cafi, tem como uma de suas missões proporcionar formação política e técnica para as lideranças, e a Jornada faz parte desse esforço de formar lideranças em temáticas contemporâneas, prontas para incidir em debates globais. Mais do que formação, é o reconhecimento e valorização do papel fundamental que os conhecimentos tradicionais e a gestão territorial indígena exercem na construção de soluções efetivas para a crise climática. As lideranças indígenas assumem o protagonismo como agentes centrais e indispensáveis nesse processo", afirma o coordenador-geral da COIAB, Toya Manchineri.

Ao final da Jornada, os Planos de Ação Climática elaborados pelas próprias lideranças serão consolidados e apresentados a autoridades brasileiras e internacionais durante a COP30, reafirmando o protagonismo dos povos indígenas na luta contra a crise climática e na defesa de seus territórios.

https://coiab.org.br/jornada-de-formacao-para-a-cop30-fortalece-o-protagonismo-indigena-diante-da-crise-climatica/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.