De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Funai e Unesco avançam em nova proposta de cooperação para fortalecimento do Museu dos Povos Indígenas

09/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deram início, nesta terça-feira (9), à construção de uma nova proposta de cooperação internacional. A atividade, realizada no Centro Audiovisual (CAud), em Goiânia (GO), conta com três dias de oficinas voltadas à definição de estratégias conjuntas para a valorização da diversidade cultural e linguística dos povos indígenas, com foco no Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), órgão científico-cultural da Funai.

Durante a abertura, foi apresentado o último projeto desenvolvido entre as duas instituições, que servirá de base para a atualização da cooperação. Intitulado "Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural dos Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica", o projeto teve início em 2015, com orçamento de R$ 11,2 milhões. Entre as principais frentes de atuação estiveram a formação de pesquisadores indígenas, as devolutivas de acervos materiais aos povos indígenas, o intercâmbio entre instituições, a produção de materiais de registro das línguas originárias, registros audiovisuais, imagéticos e etnográficos, além da qualificação e processamento técnico do acervo do MNPI.

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, ressaltou que a instituição passa por um processo de reestruturação para ampliar a capacidade de cooperação internacional. "Dentro da Funai tem espaço para tratar de cooperação e parceria. Estamos organizando um local estratégico para que essa cooperação seja fortalecida. A Funai e o Museu não são dissociados: trabalhamos juntos para fortalecer a cultura dos povos indígenas", afirmou.

Joenia destacou ainda o papel da Unesco no reconhecimento do patrimônio linguístico dos povos indígenas, especialmente ao longo de duas décadas de parceria com a Funai, que resultaram em registros fundamentais em livros e dicionários, fortalecendo a valorização da diversidade cultural.

Na sequência, a representante da Unesco, Maria Virginia Casado, oficial de projetos do setor de Cultura, enfatizou a importância de assegurar o protagonismo indígena no processo de cooperação. "Uma nova proposta de cooperação é estratégica e muito importante para que a efetividade deste projeto seja alcançada. São duas décadas de trabalho conjunto de respeito às especificidades culturais, sobretudo linguísticas", afirmou. Ela também ressaltou a necessidade de transversalidade nas ações e agradeceu a parceria com a presidência da Funai e com a equipe do MNPI.

Funai amplia diálogo e promove visita de parceiros ao Museu dos Povos Indígenas com foco na reabertura do espaço

As oficinas resultarão na elaboração de um documento orientador para atualizar a parceria e o projeto de cooperação entre Funai e Unesco, consolidando diretrizes para os próximos anos. O processo conta com a participação de lideranças indígenas engajadas na valorização cultural, que integraram o Comitê responsável pela elaboração do Plano Museológico do MNPI.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-unesco-avancam-em-nova-proposta-de-cooperacao-para-fortalecimento-do-museu-dos-povos-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source