De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Táticas de desinformação climática se tornam mais sofisticadas

02/09/2025

Fonte: Eco Debate - https://www.ecodebate.com.br/



Táticas de desinformação climática se tornam mais sofisticadas

Revisão de 300 estudos mostra como negacionismo deu lugar a estratégias mais insidiosas que atrasam ação climática global
Pesquisa identifica cinco narrativas dominantes usadas para distorcer ciência climática, desde ataques a energias renováveis até amplificação de incertezas científicas
Por Heather Ford

O Information Policy and Integrity Exchange (IPIE) publicou uma revisão histórica sobre desinformação e desinformação climática, sintetizando uma década de pesquisas em 300 estudos. A revisão revela uma evolução preocupante nas táticas de desinformação climática.

O negacionismo está dando lugar a estratégias mais insidiosas - como semear dúvidas sobre energias renováveis, exagerar a incerteza científica e reformular a ação climática como um exagero elitista. Essas táticas estão cada vez mais interligadas e amplificadas por algoritmos, turvando a compreensão pública e atrasando respostas políticas urgentes.

Nossa análise identifica cinco quadros narrativos dominantes usados para distorcer a ciência climática: negação de causas antropogênicas; distração por meio de crises não relacionadas; ataques a defensores do clima; promoção de falsas soluções; e amplificação estratégica da incerteza. Esses quadros não são aleatórios - são frequentemente utilizados por atores poderosos com interesses pessoais em economias baseadas em combustíveis fósseis e polarização política.

As Nações Unidas declararam que o acesso à informação sobre as mudanças climáticas é um direito humano. Elas até delinearam um conjunto de princípios globais para manter a integridade das informações publicamente disponíveis sobre as mudanças climáticas. Nosso estudo mostra que informações enganosas estão agravando a crise climática.

Veja, por exemplo, a forma como os críticos rapidamente culparam a energia solar e eólica pelo enorme apagão na Espanha e em Portugal em 28 de abril. Isso foi amplificado nas redes sociais por semanas antes de o governo espanhol finalmente declarar que a operadora nacional da rede elétrica e as empresas privadas de geração de energia eram responsáveis pela falta de capacidade da rede elétrica de controlar a tensão da rede. De acordo com um dos principais autores do relatório, o professor Klaus Jensen, a desinformação e a informação enganosa corroem a confiança pública e prejudicam a tomada de decisões coletivas. Elas não apenas obstruem os esforços de redução de emissões, como também atrasa a adaptação climática.

Nossa revisão também avalia contramedidas. Embora a verificação de fatos continue sendo vital (veja o próximo item), ela não é suficiente. Respostas mais eficazes combinam legislação para garantir relatórios de carbono padronizados, litígios contra greenwashing, educação de formuladores de políticas e alfabetização midiática pública, bem como a construção de coalizões entre grupos de partes interessadas. No entanto, essas intervenções são aplicadas de forma desigual e carecem de recursos.

Para jornalistas, educadores e formuladores de políticas, a mensagem é clara: a desinformação climática não é apenas uma questão científica - é sistêmica. Enfrentá-la exige colaboração intersetorial e um compromisso renovado com a integridade da informação.

Heather Ford, Professora da Escola de Comunicação da UTS

https://www.ecodebate.com.br/2025/09/02/taticas-de-desinformacao-climatica-se-tornam-mais-sofisticadas/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.