De Pueblos Indígenas en Brasil

News

TOCANTINS - Oficinas abordam políticas para povos indígenas durante a Feira Krahô

05/09/2025

Fonte: CONAB - https://www.gov.br/conab/pt-br/



TOCANTINS - Oficinas abordam políticas para povos indígenas durante a Feira Krahô
Entre as oficinas de destaque que a Companhia integra estão uma sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outra sobre o PAA Sementes, ambas voltadas aos povos indígenas

ACompanhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma das integrantes da mesa de autoridades na XIV Feira Krahô de Sementes Tradicionais, que acontece de 2 a 6 de setembro, na Aldeia Galheiro, Terra Indígena Kraolândia, no Tocantins. A Companhia é representada pelo superintendente regional no estado, Marco Túlio do Nascimento e pelo Superintendente de Suporte à Agricultura Familiar (Supaf), Ênio Carlos, que também foi representando o diretor de Políticas Agrícolas e Informações (DIPAI), Silvio Porto.

Entre as oficinas de destaque que a Companhia integra estão uma sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outra sobre o PAA Sementes, ambas voltadas aos povos indígenas.

A feira oferece ainda atividades como mesas de debate sobre políticas públicas, segurança alimentar e nutricional, trocas de sementes tradicionais, exposições culturais, mostras de vídeos, reuniões para fortalecimento das organizações indígenas e premiação relacionada à agrobiodiversidade.

O evento prevê também reuniões com diversas entidades presentes, entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Ruraltins), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Programa - No âmbito do PAA Compra com Doação Simultânea (CDS), a Comunidade Indígena Mankrare, da etnia Krahô, foi contemplada com um projeto de mais de R$ 91 mil, enquanto a Associação Indígena Awkere, teve um projeto aprovado, com um recurso de quase R$ 60 mil.

https://www.gov.br/conab/pt-br/assuntos/noticias/tocantins-oficinas-abordam-politicas-para-povos-indigenas-durante-a-feira-kraho
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source