De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Carlos Bernardo participa de ato do Governo Federal em Dourados em prol da saúde indígena

09/08/2025

Fonte: Dourados Agora - https://www.douradosagora.com.br



Carlos Bernardo participa de ato do Governo Federal em Dourados em prol da saúde indígena

O empresário binacional de fronteira Carlos Bernardo participa, neste momento, de um importante ato do Governo Federal realizado no Hospital Universitário de Dourados. O evento reúne lideranças políticas e autoridades de diferentes esferas, como o deputado federal Vander Loubet, a deputada federal Camilla Jara, a deputada estadual Glaice Jane, vereador de Campo Grande Landmark, depurado federal Geraldo Resende e o superintendente do Patrimônio da União, Tiago Botelho.Dourados para turismo rural

Também marcam presença o secretário nacional da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Weibe Tapeba; o coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), Sílvio; o coordenador da Funai de Dourados; o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, professor Jones Dari Goettert; e Dionedison Cândido, coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SEAF-SEMADESC.

O ato marca um avanço no fortalecimento da atenção básica à saúde dos povos indígenas da região, reafirmando o compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado com políticas públicas voltadas à inclusão e proteção das comunidades tradicionais.

Entre as iniciativas anunciadas, destaca-se o projeto Telessaúde, integrante do programa Extensão Tecnológica, que é um dos 87 projetos selecionados com investimento de R$ 70 mil provenientes do Governo do Estado, por meio da SEAF-SEMADESC e da FUNDECT. A proposta visa ampliar o acesso a serviços de saúde para as comunidades indígenas por meio de tecnologia e atendimento remoto especializado.Compre vitaminas e suplementosDourados para turismo rural

De acordo com o IBGE (2022), o Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população indígena do Brasil, com 116.344 pessoas, o que reforça a relevância estratégica de políticas públicas de saúde voltadas a esses povos.

Carlos Bernardo ressaltou que investir na saúde indígena é investir no futuro e na dignidade das comunidades tradicionais.

"Estamos unidos para que os povos originários recebam o atendimento que merecem, com estrutura adequada e profissionais capacitados. É um dever do Estado e uma causa que todos nós devemos abraçar", afirmou.Compre vitaminas e suplementos

O ato integra uma série de ações do Governo Federal e do Governo do Estado para reforçar a rede de atendimento de saúde indígena no Mato Grosso do Sul, fortalecendo parcerias entre União, parlamentares, universidades e lideranças regionais.

https://www.douradosagora.com.br/noticias/cidades/carlos-bernardo-participa-de-ato-do-governo-federal-em-dourados-em-prol-da-saude-indigena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.