De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Série Território em Fluxo, do BdF, vence Prêmio Vladimir Herzog na categoria vídeo

07/10/2025

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/2025/10/07/serie-territorio-em-fluxo-do-bdf-ganha-p



Série Território em Fluxo, do BdF, vence Prêmio Vladimir Herzog na categoria vídeo
Documentário sobre as pessoas e as relações que se estabelecem na região da Cracolândia recebeu 12 dos 14 votos

07.out.2025 às 18h31
São Paulo
Redação

A série documental Território em Fluxo, produção do Brasil de Fato, venceu a categoria vídeo da 47ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes reconhecimentos do jornalismo brasileiro. Concorrendo ao lado de produções da TV Globo e da TV Brasil, o documentário recebeu 12 votos num total de 14 jurados.

Fruto de nove meses de apuração, a série busca romper com abordagens estigmatizantes sobre o território, conhecido como Cracolândia, a partir da perspectiva do cuidado e do direito à cidade. São cinco episódios - O Fluxo, Moradia, Segurança Pública, Saúde e Cuidado, Arte e Cultura - que abordam práticas cotidianas de resistência e alternativas à política de guerra às drogas e traz vozes de quem vive e atua no local.

Em seu voto, a jornalista e antropóloga Tatiane Klein, pesquisadora no Instituto Socioambiental (ISA), destacou que há um "compromisso com a imagem", em que o sujeito "é colocado em primeiro plano e conseguimos adentrar a história de vida dessas pessoas, com cuidado, beleza, vulnerabilidade e muito respeito".

Ela complementou que, na série, é possível ver "atores da sociedade civil e movimentos articulados sem focar no assistencialismo e sem apresentar fontes numa posição assimétrica" e que "o diferencial é a mudança de perspectiva, buscando transformar a compreensão que a população tem sobre este território."

"É muito bonito como a série mostra como o cuidado é uma forma de luta e resistência, e como a política de redução de danos pode ser vivenciada em muitas áreas da vida, inclusive na cultura", disse a assessora de pesquisa na Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Anna Clara Pereira, ao votar na produção. "É mostrado pela diversidade de interlocutores e como o território, a Craco, também é identidade."

A produção do BdF já havia sido reconhecida na 14ª edição do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, recebendo o segundo lugar na categoria Reportagens Jornalísticas. "Neste momento, em que a Cracolândia está passando por repressões, é importante ter esse reconhecimento do trabalho feito por lá", declarou a diretora da série, Iolanda Depizzol, na ocasião em que esteve no Rio de Janeiro (RJ) para participar da premiação.

Ela agradeceu à equipe e aos coletivos que atuam no território, que "abriram espaço e compartilharam histórias".

"Território em Fluxo" concorria ao prêmio ao lado de "Cuidados Paliativos: vida até o último dia de vida", do Fantástico da TV Globo, e "Mães de luta", da TV Brasil. A reportagem da TV Globo recebeu um voto e houve uma abstenção. A solenidade de entrega dos prêmios acontecerá no dia 27 de outubro, no Tucarena, em São Paulo. No mesmo local e data, haverá uma roda de conversa com os vencedores.

A 47ª edição do prêmio teve 469 trabalhos inscritos nas categorias Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem. Neste ano, marcado pelos 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog, os organizadores criaram também a categoria Extra - Defesa da Democracia, com avaliação única entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro.

Criado em 1979, o prêmio homenageia o jornalista morto pela ditadura civil-militar em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. Desde então, reconhece produções jornalísticas que contribuam com a promoção dos direitos humanos fundamentais.

A premiação passou a ser organizada, a partir de 2023, pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, entidade fundada em novembro de 2022. A instituição é formada por 18 organizações da sociedade civil e pela família Herzog, e conta com apoio de universidades, coletivos, sindicatos e outras entidades.


https://www.brasildefato.com.br/2025/10/07/serie-territorio-em-fluxo-do-bdf-ganha-premio-vladimir-herzog-na-categoria-video/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.