De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Daniel Munduruku será o primeiro autor indígena a integrar o acervo da Casa de Rui Barbosa

17/10/2025

Fonte: Ministério da Cultura - https://www.gov.br/cultura/pt-br/



Daniel Munduruku será o primeiro autor indígena a integrar o acervo da Casa de Rui Barbosa
Anúncio foi realizado nesta quarta-feira (15), durante o XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas

Anunciado nesta quarta-feira (15), durante o XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, o autor e ativista Daniel Munduruku confirmou a doação um acervo pessoal para integrar o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa, tornando-se o primeiro escritor indígena a compor o acervo da instituição.

Daniel é reconhecido por sua contribuição à valorização das culturas indígenas e por sua extensa produção literária voltada à infância, à juventude e ao público geral. A iniciativa reforça a importância de ampliar o reconhecimento da literatura indígena como parte fundamental do patrimônio cultural brasileiro.

Para o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, a integração do acervo de Munduruku representa um passo importante na ampliação da representatividade da instituição e do patrimônio cultural brasileiro:

"A doação do acervo de Daniel Munduruku tem um valor simbólico e histórico imenso para a Casa de Rui Barbosa. Ela representa não apenas o reconhecimento da literatura indígena como parte essencial da produção cultural brasileira, mas também abre caminhos para que outros acervos de escritores indígenas integrar a instituição. Trata-se de um movimento que vai além da reparação histórica, é uma forma de qualificar e diversificar nosso acervo, fortalecendo o compromisso da Fundação com uma visão mais ampla, plural e inclusiva da literatura brasileira, com a cosmovisão da cultura indígena.

Em 13 de novembro de 2024, a escritora Conceição Evaristo tornou-se a primeira mulher negra a integrar o acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Casa de Rui Barbosa. A entrada de seu acervo simbolizou um importante gesto de reconhecimento e reparação histórica, abrindo caminho para a valorização da literatura afro-brasileira e para a ampliação da representatividade no AMLB, movimento agora fortalecido com a chegada do acervo de Daniel Munduruku.

Com essa doação, a Casa de Rui Barbosa reafirma seu papel como espaço de preservação, pesquisa e difusão da memória literária nacional, incorporando novas vozes e perspectivas que ampliam o entendimento sobre a produção cultural do país.

https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/daniel-munduruku-sera-o-primeiro-autor-indigena-a-integrar-o-acervo-da-casa-de-rui-barbosa
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source