De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Primeira cooperativa indígena de piscicultura é lançada em Aquidauana

02/11/2025

Autor: Judson Marinho

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br/



Cooperativa Indígena de Piscicultura é Lançada em Aquidauana

Com apoio do Ministério dos Povos Indígenas, a iniciativa visa incentivar o empreendedorismo do povo Terena

Avanços em projetos de piscicultura nos territórios indígenas levaram à criação da primeira cooperativa indígena voltada para a criação de peixes em Aquidauana.

A primeira cooperativa indígena de piscicultura foi lançada em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, pela comunidade Terena da Terra Indígena Taunay-Ipegue. Batizada de Vukápanavo Têrenoe, a iniciativa reúne cerca de 20 piscicultores e tem como objetivo promover o empreendedorismo, a segurança alimentar e a geração de renda. O projeto, apoiado pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foca na criação de peixes como Pintado e Pacu.O lançamento da cooperativa, ocorrido no início de junho, marca um marco histórico para o povo Terena, destacando a autossustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, a comunidade já havia ganhado destaque nacional com o projeto Semeador do Bem Viver, premiado na categoria Bioma Pantanal. Essas iniciativas reforçam a união entre saberes tradicionais e práticas sustentáveis, promovendo a preservação ambiental e o desenvolvimento comunitário.

O projeto Hô'e, como é chamado, foi criado pela comunidade indígena da TI (Terra Indígena) Taunay-Ipegue, da etnia Terena, e conta com cerca de 20 piscicultores que trabalham na criação controlada de peixes para a geração de renda.

Evento realizado neste sábado (1) marcou o lançamento da Cooperativa Vukápanavo Terenoe. A criação desta cooperativa tem o apoio do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), juntamente com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e tem como objetivo incentivar o empreendedorismo indígena, garantindo a segurança alimentar e a geração de emprego na comunidade.

O secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, foi uma das autoridades presentes no evento, assim como o cacique Otto, que está à frente da Cooperativa Vukápanavo Terenoe.

A iniciativa do Projeto Hô'e começou a ganhar mais forma e estrutura no mês de junho, quando 16 tanques foram instalados na terra indígena para criação de peixes Pintado e Pacu.
Primeira cooperativa indígena de piscicultura é lançada em Aquidauana

O lançamento foi um momento histórico para o povo Terena, pois a cooperativa é um marco de autossustentabilidade, emprego e expectativa de vida aos piscicultores Terena.

Recentemente, outro projeto da Taunay-Ipegue, de Aquidauana, se destacou nacionalmente.

O projeto Semeador do Bem Viver, que também é apoiado pelo Ministério dos Povos Indígenas, venceu o Prêmio Chico Vive, na categoria Bioma Pantanal. A iniciativa, liderada por jovens indígenas, restaura áreas degradadas, recupera rios e nascentes e planta árvores nativas - unindo saberes tradicionais e ciência para proteger a vida e reconstruir o Pantanal.

Incentivo - No mês de fevereiro, um programa, em parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o Ministério dos Povos Indígenas, foi criado para fomentar a geração de renda na agricultura e na piscicultura do povo Guarani-Kaiowá.

Chamado de Teko Porã, o programa tem metas que visam a ampliar a piscicultura sustentável, implementando tanques elevados para a criação de peixes nas comunidades indígenas, além de promover práticas de manejo sustentável e participação comunitária.

Além destas iniciativas, o programa também é focado em direcionar pessoas indígenas em situação de encarceramento no Presídio de Amambai (MS) à reinserção social e desenvolver iniciativas de proteção às casas de reza.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/primeira-cooperativa-indigena-de-piscicultura-e-lancada-em-aquidauana
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source