De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

COP30: Funai defende utilização de aportes ao Fundo Amazônia para proteger os direitos dos povos indígenas

10/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



O Fundo Amazônia é um mecanismo fundamental para apoiar ações que beneficiam os povos indígenas e comunidades tradicionais, os quais são a linha de frente na proteção da Amazônia. Foi o que defendeu a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), no domingo (9), durante a assinatura da renovação do apoio da Suíça ao Fundo Amazônia, em Belém (PA). A assinatura integrou a programação do evento "Presença Suíça na COP30", organizado pela Embaixada da Suíça no Brasil, pela Swissnex e pela Agência Suíça de Cooperação.

A renovação do apoio representa a doação de 5 milhões de francos suíços, o equivalente a R$ 33 milhões. O Fundo Amazônia é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Com esse novo aporte, o país dobra o valor total de suas contribuições, que agora ultrapassam R$ 60 milhões, reforçando a cooperação com o Brasil na agenda de conservação da floresta e de transição ecológica global.

Destacando a relação intrínseca entre os direitos, a cultura e o modo de vida dos povos indígenas e a preservação ambiental, a presidenta Joenia Wapichana reforçou que, além de serem os guardiões das florestas no dia a dia, os direitos dos povos indígenas precisam ser preservados. "Além das questões ambientais e climáticas, os povos indígenas vivem do extrativismo, das boas práticas, do seu manejo sustentável, dos seus conhecimentos técnicos e tradicionais e é esse equilíbrio que nos faz ser diferentes culturalmente", pontuou.

A Funai segue atuando para que os recursos do Fundo e de outras iniciativas sejam direcionados de forma estratégica para valorizar e preservar os direitos dos povos indígenas em suas práticas milenares de cuidado com o território.

A nova contribuição suíça se soma aos recursos de outros doadores (Noruega, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Japão e União Europeia), consolidando o Fundo Amazônia como um modelo de cooperação internacional que apoia projetos voltados para prevenção e combate ao desmatamento, bioeconomia, manejo florestal, ordenamento territorial e fortalecimento de comunidades tradicionais.

Além de Joenia Wapichana, o anúncio do aporte financeiro contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais, entre elas a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco; a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello; o embaixador da Suíça no Brasil, Hanspeter Mock; e o embaixador suíço para o Meio Ambiente e chefe da delegação do país na COP30, Felix Wertli.

COP 30

A COP30 é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A Conferência é considerada um dos principais eventos climáticos no mundo que, este ano, será realizado no Brasil, em Belém (PA).

Os temas a serem discutidos incluem redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; preservação de florestas e biodiversidade; e justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/cop30-funai-defende-utilizacao-de-aportes-ao-fundo-amazonia-para-proteger-os-direitos-dos-povos-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.