De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

COP30: MPF garante acesso e participação de indígenas na Zona Verde

12/11/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Pará, interveio, no início da tarde desta quarta-feira (12), para que indígenas fossem autorizados a entrar na Zona Verde (Green Zone) da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) após terem sido barrados pela organização do evento. O MPF abriu procedimento para investigar os motivos do bloqueio e também para cobrar da organização da COP30 reparação aos indígenas pelo ocorrido.

O impedimento ocorreu quando um grupo Munduruku tentou entrar no local. Os portões foram fechados por 30 minutos, deixando inclusive bebês e idosos esperando debaixo de sol forte.

A equipe de segurança informou ao MPF que o impedimento ocorreu porque os indígenas estavam com arcos e flechas. O procurador regional dos Direitos do Cidadão no Pará, Sadi Machado, não concordou com essa alegação e frisou que o uso desses instrumentos é uma manifestação cultural dos indígenas que deve ser respeitada.

Os indígenas barrados são convidados do MPF para o seminário "COP das Águas: hidrovias e portos na Amazônia - desafios socioambientais e a atuação do MPF", realizado durante esta tarde no estande que a instituição tem na Zona Verde em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

https://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/cop30-mpf-garante-acesso-e-participacao-de-indigenas-na-zona-verde
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.