De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Vereadores de Campo Grande debatem moradia indígena em audiência pública

15/09/2025

Autor: Anna Gomes

Fonte: Mídia Max - https://midiamax.com.br/



Vereadores de Campo Grande debatem moradia indígena em audiência pública
Nos últimos anos, a capital de Mato Grosso do Sul teve aumento de 6 mil novos moradores indígenas

A Comissão Permanente das Causas Indígenas promove uma audiência pública para debater moradias na Aldeia Água Bonita, no bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande. O encontro será realizado nesta quarta-feira, dia 17 de setembro.

O debate, conforme a assessoria de imprensa da Câmara, terá como tema "Moradia Indígena: Uma Condição para o Bem Viver" e marca o início de série de audiências em aldeias da Capital.

A audiência é proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão. O objetivo do encontro será debater as principais dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas, a realidade da moradia indígena e a construção da Política Municipal dos Direitos dos Povos Indígenas.

A Casa de Leis deve percorrer sete aldeias da Capital, para ouvir os moradores e buscar soluções para as principais dificuldades enfrentadas. Todas as agendas serão previamente divulgadas no site da Câmara Municipal. Campo Grande concentra mais de 18 mil indígenas, tornando-se a cidade com a maior população indígena do Estado.

A vinda dos indígenas para Campo Grande tem se intensificado cada vez mais nos últimos anos. À procura de emprego e educação, os indígenas formam comunidades na periferia da cidade, muitas vezes ao ocupar terrenos públicos. Em 2018, a capital do Estado contava com quase 12 mil indígenas, de sete etnias diferentes.

Conforme as informações dos dados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgados em 2023, o número de moradores indígenas saltou de 12 mil para 18 mil.

Para a vereadora Luiza Ribeiro, o debate vai além da questão habitacional. "A moradia indígena não é apenas um lugar para viver, mas deve respeitar a identidade cultural, os modos de vida e as tradições dos povos originários. É fundamental que as políticas públicas considerem esses aspectos na sua formulação."

https://midiamax.com.br/politica/2025/vereadores-campo-grande-debatem-moradia-indigena-audiencia-publica/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.