De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

'Aproximar as mulheres não indígenas para ampliar a nossa voz', diz Inauê Jacinto sobre Encontro 'Feminino Ancestral'

25/09/2025

Autor: Ana Carolina Caldas

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



"Aproximar as mulheres não indígenas para ampliar a nossa voz', diz Inauê Jacinto sobre Encontro 'Feminino Ancestral'
Encontro acontecerá na Associação Aporâ Eté, dias 26 e 27 de setembro

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Associação Aporã Etê, localizada na Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara, recebe o Encontro Feminino Ancestral, iniciativa que busca aproximar a população não indígena dos povos originários por meio de vivências tradicionais.

O evento é fruto da parceria entre a aldeia Tupã Nhé Kretã e a Aporã Etê. Segundo Inauê Jacinto, da associação, o encontro nasce de uma demanda presente desde a criação da entidade, em 2021. "Nossa associação nasce junto da retomada do nosso território. Já nessa hora surge a necessidade de construir uma organização para levar os chamados dos povos indígenas para outros espaços além do território", explica.

A proposta do Encontro Feminino Ancestral é fortalecer a cultura indígena, convidando especialmente as mulheres não indígenas a se aproximarem dessa realidade. "Queremos trazer as mulheres não indígenas para conseguirem entender um pouco de como que é ser mulher indígena, tanto dentro do território quanto fora, na vida acadêmica, na política, enfim. E, de outro lado, a gente vê que elas podem nos ajudar a levar nossa voz em espaços em que a gente não consegue alcançar ainda como mulheres indígenas", afirma Inauê. "Ou seja, aproximar as mulheres não indígenas para ampliar a nossa voz", conclui.

Ela destaca que o termo "Feminino Ancestral" não se refere apenas às mulheres, mas ao sagrado feminino. "Estamos falando dos cuidados com a Mãe Terra, a natureza, etc."

Vivências e programação

Oficina de Grafismos vai ensinar a preparar tintas naturais e aplicar e tecidos e no corpo
A programação será igual nos dois dias do encontro. As atividades começam às 9 horas, com uma roda de conversa, e seguem em diferentes frentes: oficinas de grafismos indígenas, ensinando a preparar tintas naturais e seus significados; aprendizado sobre ervas medicinais com a anciã Gilda Kuitá Rodrigues, vinda da Terra Indígena de Apucaraninha; além de uma trilha guiada pela floresta, com plantio de árvores nativas.

Durante todo o evento, uma mesa com pratos típicos indígenas ficará disponível, com destaque para o tipá - um pão guarani, frito ou assado, geralmente acompanhado de virado de banana. O encerramento de cada dia contará com apresentações culturais e momentos espirituais de rezas e cânticos.

https://www.brasildefato.com.br/2025/09/25/aproximar-as-mulheres-nao-indigenas-para-ampliar-a-nossa-voz-diz-inaue-jacinto-sobre-encontro-feminino-ancestral/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.