De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas de MS e do Sul cobram fim do marco temporal em Brasília

30/09/2025

Autor: Inara Silva

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br/



Indígenas cobram fim do marco temporal em Brasília

Mobilização reúne cerca de 40 lideranças e pede ao STF que declare a Lei 14.701/2023 inconstitucional

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e da região Sul do país estão em Brasília, onde realizam uma série de atos públicos contra a Lei 14.701/2023, conhecida como Lei do Marco Temporal. A mobilização, que reúne 40 pessoas, segue até sexta-feira (3) e cobra do STF (Supremo Tribunal Federal) a conclusão do julgamento que discute os direitos constitucionais indígenas.

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e da região Sul do Brasil realizam manifestações em Brasília contra a Lei do Marco Temporal. A mobilização, que segue até sexta-feira, reúne representantes dos povos Kaingang, Xokleng, Guarani e Kaiowá, que cobram do Supremo Tribunal Federal a conclusão do julgamento sobre direitos constitucionais indígenas.Os manifestantes denunciam a paralisação dos processos de demarcação de terras e a violência contra comunidades indígenas, especialmente em Caarapó, onde há relatos de ataques de policiais e seguranças privados na fazenda Ipuitã. A programação inclui vigília e ato público na Praça dos Três Poderes.

Segundo a assessoria de imprensa do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), participam da delegação representantes dos povos Kaingang, Xokleng, Guarani e Kaiowá, vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O grupo pede agilidade na demarcação de terras e denuncia a violência contra comunidades indígenas, especialmente Guarani e Kaiowá, em Caarapó, onde há registros de ataques de policiais e seguranças privados após os indígenas entrarem na Fazenda Ipuitã, área sobreposta ao território indígena.

O Cimi informou que a lei tem paralisado processos de demarcação e incentivado conflitos. A programação inclui vigília na Praça dos Três Poderes, marcada para quinta-feira (2), às 17h, e um ato com entrevista coletiva na sexta-feira (3), às 10h, no mesmo local. Na ocasião, será divulgada uma carta à sociedade brasileira. Nesta terça-feira (30), indígenas da região Sul manifestam-se na Advocacia-Geral da União, em Brasília (DF).

O movimento ocorre às vésperas do aniversário de 37 anos da Constituição Federal e dois anos após o STF ter declarado inconstitucional a tese do marco temporal no julgamento do Tema 1031, que envolveu o território do povo Xokleng, em Santa Catarina.

https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/indigenas-de-ms-e-do-sul-cobram-fim-do-marco-temporal-em-brasilia
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.