De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Entre tirolesas e desenhos, crianças aprendem sobre trânsito na Expedição Araguaia-Xingu

17/10/2025

Fonte: Folha Max - https://www.folhamax.com/



Entre tirolesas e desenhos, crianças aprendem sobre trânsito na Expedição Araguaia-Xingu

Entre risadas, curiosidade e muita energia, o pátio da escola se transforma em um grande espaço de aprendizado. É assim que a 7ª Expedição Araguaia-Xingu, iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), coordenada pela Justiça Comunitária, vem deixando marcas por onde passa.

Além de atendimentos jurídicos e sociais, a expedição também leva alegria, educação e cidadania para centenas de crianças das comunidades que estão distante dos grandes centros.

Durante a primeira etapa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso foram parceiros essenciais nas atividades recreativas. Com brincadeiras, palestras e dinâmicas, os profissionais mostraram que aprender pode, e deve, ser divertido.

Zoraide Barbosa Almeida Ursino, analista do serviço de trânsito, explica que o objetivo é formar cidadãos conscientes desde cedo.

"Nós já estamos há 7 anos no projeto. O Detran, através da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito, vem realizando palestras para jovens e crianças de uma forma lúdica. Trazendo todos os cuidados necessários para que a gente permaneça nesse trânsito que seja mais seguro e de qualidade social. Porque às vezes, onde eles moram, acham que não tem lei, que não tem norma, e quando a gente orienta desde pequenininho, com certeza não vamos precisar punir os adultos", descreveu a servidora.

Entre os jogos e as rodas de conversa, o desenho aparece como ferramenta de aprendizado e acolhimento.

"A gente traz o desenho justamente para acalmar. Também realizamos palestras com professores, de forma formativa e orientativa, mostrando que o trânsito pode ser trabalhado de forma transversal, conectando várias áreas do conhecimento. Mesmo em lugares onde não há semáforos, é importante que as crianças conheçam as regras e saibam o que vão encontrar quando forem para cidades maiores", completou Zoraide.

E a diversão não para por aí. O soldado Eric Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar, foi um dos responsáveis por garantir momentos de emoção, com segurança, para a criançada.

"Nós fomos convocados para a Expedição Araguaia-Xingu para participar com a torre de altura e a tirolesa. Oferecemos esse momento de descontração para as crianças da região. Eles gostam bastante, são curiosos, perguntam como as coisas funcionam e passam várias vezes. É um momento bem descontraído e de conhecimento também", contou o militar.

Entre uma descida de tirolesa e outra, as crianças descobrem novas formas de enxergar o mundo e de cuidar dele. São experiências que plantam sementes de responsabilidade, respeito e esperança.

Com o sucesso da primeira etapa, a Expedição Araguaia-Xingu se prepara para retomar as atividades em novembro, levando mais atendimentos, conhecimento e cidadania para outras comunidades da região. Cada parada é uma nova oportunidade de transformar realidades e aproximar o Poder Judiciário das pessoas.

Parceiros da 7ª Expedição Araguaia-Xingu

Compõem a lista de parceiros e instituições participantes a Casa Civil, a Proteção e Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) - nas áreas de Cultura e Esporte -, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Imuniza Mais, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Integram ainda o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), o Programa Verde Novo, a Companhia de Polícia Ambiental de Tangará da Serra, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Detran-MT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Exército Brasileiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Somam-se aos parceiros a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do TJMT, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a Caixa Econômica Federal, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal, a Aprosoja e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A relação de colaboradores contempla também a Energisa, as Prefeituras de Campinápolis e de Bom Jesus do Araguaia, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

https://www.folhamax.com/cidades/entre-tirolesas-e-desenhos-criancas-aprendem-sobre-transito-na-expedicao-araguaia-xingu/517897
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.