De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

COP 30: Funai defende a participação efetiva das comunidades indígenas nos mecanismos de Reed+

18/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



O Reed+, um mecanismo de incentivo financeiro com objetivo de redução do desmatamento e da degradação florestal, foi pauta de debates na Conferência das Partes (COP) de 2025, nesta terça-feira (18), em Belém (PA). A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) defendeu a participação efetiva das comunidades indígenas, com consulta pública, livre e informada, assim como uma equidade nas repartições dos benefícios, durante painel "Governança climática indígena e Redd+: desafios, direitos e soluções inovadoras", na Zona Verde, no pavilhão Belém+10.

A coordenadora de Mudança do Clima e Serviços Ambientais da Funai, Carolina Delgado, explicou que as unidades federativas precisam fazer a consulta pública, livre e informada com os povos indígenas. Segundo ela, a Funai tem o papel de levar informações sobre direitos indígenas e como funciona o Redd+, além de acompanhar todos os processos de financiamento em terras indígenas.

"É importante a participação efetiva dos povos indígenas na repartição dos benefícios, e que cheguem em suas comunidades, por meio de políticas públicas, como proteção das terras indígenas, gestão territorial e ambiental, redução de desmatamento, conservação das florestas e desenvolvimento sustentável. Os povos indígenas deveriam, inclusive, participar da elaboração das normativas legislativas nos Estados", enfatizou Carolina.

Painel
O painel propôs um debate crítico e propositivo sobre os impactos e desafios dos programas de REDD+ e projetos de carbono para os povos indígenas, bem como soluções inovadoras lideradas por suas organizações. Ao unir redes indígenas, governo e cooperação internacional, o painel buscou identificar caminhos concretos para fortalecer a governança climática com protagonismo indígena e respeito aos direitos coletivos.

O evento foi organizado pela The Nature Conservancy (TNC) e, além da Funai, contou com a participação de representantes da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), da Indufor North America (INA), da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), da Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e da Cooperação Internacional - UK PACT Brazil.

Reed+
O conceito Reed+ surgiu nas discussões das COPs, no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A sigla REED+ significa Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa por meio da Redução do Desmatamento e da Degradação e Promoção da Conservação, Manejo Florestal Sustentável, Manutenção e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal Medido.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/cop-30-funai-defende-a-participacao-efetiva-das-comunidades-indigenas-nos-mecanismos-de-reed
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.