De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Operação reprime práticas criminosas na Terra Indígena Jaminawa do Igarapé Preto, no Acre

25/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou, entre os dias 17 e 20 de novembro, de operação fiscalizatória para apurar ilícitos territoriais e ambientais na Terra Indígena (TI) Jaminawa do Igarapé Preto, no estado do Acre. A ação foi realizada em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) e constatou desmate irregular no território causado por moradores do entorno. Também foi constatada a alteração ilegal de marcos e placas sinalizadoras dos limites da TI.

Por meio da Coordenação Regional Juruá (CR-JUR), a Funai realizou ações de monitoramento ao longo do Igarapé São João - um dos limites naturais da TI - e identificou cerca de cinco acessos na mata utilizados por invasores para fins de caça predatória. As entradas tiveram suas coordenadas geográficas registradas para monitoramento e futuras ações de repressão às práticas criminosas cometidas na região, em parceria com outros órgãos competentes.

A Funai reinstalou, com a ajuda dos indígenas Jaminawa, placas sinalizadoras dos limites da TI nos pontos mais sensíveis em que foram identificadas entradas para a caça ilegal, bem como procedeu o desfazimento de pontes improvisadas que davam acesso não autorizado ao território Jaminawa.

A equipe da autarquia indigenista também conversou com a comunidade e lideranças do Projeto de Assentamento Pimentel, vizinho à TI. O diálogo teve como objetivo destacar a necessidade de respeito aos limites do território indígena e esclarecer sobre as possíveis sanções para quem invade a área com a finalidade de cometer ilícitos, como caça predatória e desmate ilegal.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/operacao-reprime-praticas-criminosas-na-terra-indigena-jaminawa-do-igarape-preto-no-acre
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.