De Pueblos Indígenas en Brasil
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Noticias
Funai e Ifap promovem semana de integração para indígenas e quilombolas no Amapá
26/11/2025
Fonte: Funai - https://www.gov.br
Promover o diálogo e a conexão entre a ciência, a tecnologia e os conhecimentos tradicionais indígenas para garantir o protagonismo e fortalecer a cidadania e a diversidade cultural. Este foi o objetivo da primeira Semana de Ciência, Tecnologia e Igualdade Étnico-Racial. O evento foi realizado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) - Campus Oiapoque, em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Realizado entre 17 e 21 de novembro, o evento ocorreu de forma descentralizada, levando as atividades acadêmicas diretamente do Campus Oiapoque para as aldeias Kuahi, do povo indígena Palikur-Arukwayene, e Manga, dos indígenas Karipuna. As aldeias estão localizadas na Terra Indígena (TI) Uaçá, no município de Oiapoque, no extremo norte do Brasil.
Por meio da Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará (CR-ANP), a Funai garantiu que o Ifap pudesse ingressar nas terras indígenas, respeitando os procedimentos administrativos vigentes. Também foi garantido o apoio logístico e a intermediação com as lideranças indígenas para facilitar a organização das atividades. E, ainda, o fornecimento de transporte e combustível para o deslocamento até as aldeias mais distantes e a agilidade nos trâmites burocráticos necessários.
A semana de integração foi construída em parceria com a comunidade local e instituições como a Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, a Escola Indígena Municipal Maria Flor dos Santos e a Associação Quilombola Kulumbu do Patuazinho.
Impactos
O coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Oiapoque do Ifap, José Henrique Mendes Crizostomo, ressaltou que a parceria com a Funai foi essencial para garantir o protagonismo das comunidades indígenas e quilombolas. "Essa iniciativa fortalece a cidadania e contribui para a construção de um futuro mais sustentável para Oiapoque, para o Brasil e para o planeta."
Hedilano Maciel, professor do Ifap, destacou a importância de unir ciência e conhecimento tradicional. "Essa integração enriquece a formação educacional e cidadã de alunos e servidores e abre caminho para novas ações conjuntas com as comunidades."
O diretor de ensino do Campus Oiapoque do Ifap, Eliel Nery, acrescentou que as atividades têm sido fundamentais para difundir a etnociência e valorizar a diversidade cultural. "Essa interseção de conhecimentos amplia o papel da comunidade na defesa da cultura, ciência e relação com o meio ambiente."
Jackson Maciel Forte, aluno da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, na Aldeia Manga, destacou o que representou a iniciativa para o seu aprendizado "Tem sido uma troca de experiência muito boa para nós com os alunos do Ifap".
Stephanie Larissa, estudante do Ifap, expressou que o contato com os estudantes indígenas na Aldeia Manga foi rico, o que lhe permitiu conhecer a pintura corporal, escultura de objetos e demais características da cultura indígena.
O evento representa o início de uma ação educativa que valoriza os conhecimentos ancestrais, respeita os direitos dos povos indígenas e quilombolas e busca fortalecer a cidadania para um futuro mais equitativo.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-ifap-promovem-semana-de-integracao-para-indigenas-e-quilombolas-no-amapa
Realizado entre 17 e 21 de novembro, o evento ocorreu de forma descentralizada, levando as atividades acadêmicas diretamente do Campus Oiapoque para as aldeias Kuahi, do povo indígena Palikur-Arukwayene, e Manga, dos indígenas Karipuna. As aldeias estão localizadas na Terra Indígena (TI) Uaçá, no município de Oiapoque, no extremo norte do Brasil.
Por meio da Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará (CR-ANP), a Funai garantiu que o Ifap pudesse ingressar nas terras indígenas, respeitando os procedimentos administrativos vigentes. Também foi garantido o apoio logístico e a intermediação com as lideranças indígenas para facilitar a organização das atividades. E, ainda, o fornecimento de transporte e combustível para o deslocamento até as aldeias mais distantes e a agilidade nos trâmites burocráticos necessários.
A semana de integração foi construída em parceria com a comunidade local e instituições como a Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, a Escola Indígena Municipal Maria Flor dos Santos e a Associação Quilombola Kulumbu do Patuazinho.
Impactos
O coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Oiapoque do Ifap, José Henrique Mendes Crizostomo, ressaltou que a parceria com a Funai foi essencial para garantir o protagonismo das comunidades indígenas e quilombolas. "Essa iniciativa fortalece a cidadania e contribui para a construção de um futuro mais sustentável para Oiapoque, para o Brasil e para o planeta."
Hedilano Maciel, professor do Ifap, destacou a importância de unir ciência e conhecimento tradicional. "Essa integração enriquece a formação educacional e cidadã de alunos e servidores e abre caminho para novas ações conjuntas com as comunidades."
O diretor de ensino do Campus Oiapoque do Ifap, Eliel Nery, acrescentou que as atividades têm sido fundamentais para difundir a etnociência e valorizar a diversidade cultural. "Essa interseção de conhecimentos amplia o papel da comunidade na defesa da cultura, ciência e relação com o meio ambiente."
Jackson Maciel Forte, aluno da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, na Aldeia Manga, destacou o que representou a iniciativa para o seu aprendizado "Tem sido uma troca de experiência muito boa para nós com os alunos do Ifap".
Stephanie Larissa, estudante do Ifap, expressou que o contato com os estudantes indígenas na Aldeia Manga foi rico, o que lhe permitiu conhecer a pintura corporal, escultura de objetos e demais características da cultura indígena.
O evento representa o início de uma ação educativa que valoriza os conhecimentos ancestrais, respeita os direitos dos povos indígenas e quilombolas e busca fortalecer a cidadania para um futuro mais equitativo.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-ifap-promovem-semana-de-integracao-para-indigenas-e-quilombolas-no-amapa
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