De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indios Pataxó ocupam fazendas sem encontrar resistência no sul

20/06/2001

Fonte: Correio da Bahia-Salvador-BA



Os índios da tribo Pataxó Hã-hã-hãe, com apoio de lideranças comunitárias, estão retomando as terras exploradas por fazendeiros no território tradicional indígena no extremo-sul da Bahia. Até agora foram sete áreas ocupadas na região. Só que dessa vez as ocupações são feitas sem as ameaças de capangas e da polícia. A retomada mais recente aconteceu na manhã da última segunda-feira, quando os índios ocuparam a fazenda Monte Alegre, de 160 hectares, no município de Camacan. Com uma sede e outras sete casas, a fazenda Monte Alegre, que estava em poder de Hortêncio José de Carvalho, tinha como principal base de produção o cacau. A área, bem como as outras fazendas que foram ocupadas ao longo deste mês, faz parte de uma lista de 41 fazendas, cujos levantamentos fundiários foram concluídos pela Funai. O coordenador da equipe do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de Itabuna, Antonio Eduardo Cerqueira, explicou que o compromisso da Funai, garantindo aos fazendeiros indenizações pelas benfeitorias nas terras, está contribuindo para as ocupações pacíficas. Com a promessa, assinala o representante do Cimi, os fazendeiros estão deixando as terras sem resistir. A próxima providência da Funai deverá proceder com o pagamento das indenizações pelas benfeitorias construídas de "boa-fé". Uma equipe da Funai de Brasília estava sendo aguardada ontem pelas lideranças indígenas da região, para, junto com a Procuradoria Geral da República de Ilhéus, agilizar o pagamento das indenizações das benfeitorias já relacionadas pelo órgão indigenista oficial. As sete fazendas ocupadas desde o início do mês totalizam 850 hectares, distribuídos para 80 famílias que prometem continuar realizando as retomadas de fazendas em território indígena. As áreas ocupadas até o momento estão localizadas nos municípios de Camacã e Pau Brasil. O coordenador da equipe do Cimi em Itabuna, informou também que a situação no momento é tranqüila graças à ação rápida dos índios que acionaram a Procuradoria da República de Ilhéus e a Polícia Federal, que tomaram medidas cabíveis de proteção aos índios, coibindo possíveis ações de violência.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.