De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios acusam Caixa de não pagar por diamantes

04/01/2005

Fonte: OESP, Nacional, p.A8



Índios acusam Caixa de não pagar por diamantes

Nilton Salina. Especial para o Estado

Índios cintas-largas da reserva Roosevelt afirmam que venderam diamantes à Caixa Econômica Federal, mas até agora não receberam um centavo. Segundo eles, havia sido combinado que 10% do valor das pedras seria pago na hora da entrega, o que não ocorreu. A superintendência da Caixa em Rondônia não se manifesta sobre o caso.
A compra foi autorizada em 23 de novembro, por um período de 15 dias, por meio de uma medida provisória assinada pelo presidente Lula.
Na época, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, calculou que a exploração de diamantes poderia render US$ 3,5 bilhões por ano, se fosse regulamentada.
"Fomos enganados. Eles (os bancários) olhavam para as pedras, diziam que eram bonitas e guardavam. Só davam um papel e falavam que ía ter um leilão. Muitos índios não confiaram no governo e não entregaram os diamantes", disse Edmilson Cinta-Larga.
Zezinho Capivara Cinta-Larga disse ser um dos que não concordaram em vender diamantes à Caixa. "Era melhor quando ninguém falava nas pedras. Depois (da divulgação da existência do garimpo) a vida do índio ficou difícil. Não dá para confiar em ninguém", acrescentou.
Edmilson reclamou da ação de agentes da Polícia Federal. "Mandam a gente tirar a roupa e mexem no nosso cabelo, para ver se não grudamos diamantes com cola. Além disso, assustam crianças e mulheres quando entram nas aldeias", explicou.

OESP, 04/01/2005, p, A8
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.