De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios ocupam sede da Funasa

18/10/2005

Fonte: CB, Brasil, p. 11



Índios ocupam sede da Funasa

A sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, está ocupada por mais de 50 índios das etnias Kanamari, Kulina, Mayoruna, Matis e Marubo desde sábado. A morte de duas crianças, provavelmente vítimas de rotavírus, foi o estopim para a revolta e ocupação da sede. A população indígena do Vale do Javari é de cerca de 3.300 pessoas. O presidente do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja), Jorge Marubo, disse que até ontem a coordenação da Funasa em Manaus não havia enviado representantes para dialogar com os índios. Marubo relata várias mortes por hepatite, malária e rotavírus que não estão sendo notificadas pela Funasa em Atalaia ao Ministério da Saúde há vários meses. A reportagem tentou contato com a Funasa em Manaus, mas não obteve resposta.

CB, 18/10/2005, Brasil, p. 11
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.