De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios denunciam preconceito

12/11/2001

Autor: MArilene Rodrigues

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Xokleng deixaram escola por serem discriminados por filhos de colonos

Segundo o gramático Aurélio Buarque de Holanda, discriminar significa distinguir, discernir, separar ou extremar. Na língua Xokleng, o termo "n~evin jógd~en" quer dizer não tratar bem as pessoas.
Os 56 adolescentes da Aldeia Bugio, na Reserva Duque de Caxias, em José Boiteux, vivenciaram essa situação e decidiram não freqüentar mais a Escola de Educação Básica Frei Lucínio Korte, em Doutor Pedrinho.
"Eles diziam que não éramos gente e não passávamos de índios sujos'', afirma Deolinda Juvei, 12 anos, que cursa a 6ª série do ensino fundamental. A direção regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Curitiba, vai instaurar uma comissão de sindicância e se ocorreu preconceito os envolvidos serão responsabilizados.
A decisão dos jovens de não sair mais da aldeia foi tomada no final de outubro. O protesto recebeu o apoio de lideranças indígenas e da direção da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Blumenau, além da 25ª Coordenadoria, de Ibirama. Representantes da Funai acompanharam as negociações. Os adolescentes percorriam diariamente 70 quilômetros da reserva a Doutor Pedrinho.
De acordo com a direção da escola, o desentendimento entre índios e filhos de colonos culminou com uma briga envolvendo quase todos os alunos, no pátio da escola, no dia 19 de setembro. Desde então, não foi mais possível manter a ordem, revelam professores.
O clima de discriminação aumentava a cada dia. "Os brancos nos chamavam de animais e tudo o que acontecia de ruim na escola diziam que era a gente que tinha feito'', conta Indianara Priprá, de 14 anos.
A coordenadora do Programa Educacional da Funai, Terezinha Velho dos Santos, afirma que a direção da escola prometeu entregar um relatório sobre os acontecimentos, e a Funai deverá tomar as medidas cabíveis
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.