De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Para coordenadora faltou administrar impasse

12/12/2001

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Transferidos para a Escola Estadual Banhecú Baté, na Aldeia Bugio, na Reserva Duque de Caxias, os adolescentes ocupam, pela manhã, uma sala que à tarde é utilizada pelos alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A diretora da Escola de Educação Básica Frei Lucínio Korte, Ladir Waillrich, considera a transferência dos alunos para a aldeia favorável. "É bom que eles convivam mais com a gente deles e que cultivem as tradições e costumes.'' A coordenadora regional de Educação de Ibirama, Ingeburg Fritsche Krouse, avalia que a direção da escola estadual não soube administrar a falta de harmonia entre os estudantes. "Há nove anos as crianças estudavam lá e só agora houve este impasse'', observa Ingeburg, ressaltando que todos conhecem os problemas sociais naquela região de litígio entre colonos e índios. "Não pode é deixar que isso seja levado para dentro da sala de aula." Para atender o grupo de estudantes na reserva, a Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau definiu um rodízio. Diariamente duas professoras vão à aldeia. A Funai paga o transporte. Eriti Wetch, 26 anos, é professor de língua Xokleng na Escola Estadual Banhecú Paté. Ele ensina a escrita e a fala dos antepassados. A intenção de Eriti é tirar da grade curricular dos alunos de 5ª a 8ª série o ensino da Língua Inglesa. Caso ele consiga a autorização, toda a comunidade indígena terá aulas de Xokleng já no próximo ano letivo. "O branco sempre discriminará o índio. Em qualquer lugar a gente é olhado de outra forma, mas temos que saber conviver melhor com isso'', afirma Diná Paté, vice-cacique de Bugio.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.