De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Na Bahia, bando ataca ônibus que transporta índios

13/11/2003

Fonte: OESP, Cidades, p. C3



Na Bahia, bando ataca ônibus que transporta índios

BIAGGIO TALENTO

Pela segunda vez em menos de um mês um ônibus usado no transporte de índios Pataxós Hã-Hã-Hãe foi atacado por pistoleiros no município de Pau Brasil, a 550 quilômetros da capital baiana. O ônibus foi invadido por três homens armados, quando o motorista retornava sozinho para o centro da cidade, depois de deixar estudantes pataxós na aldeia caramuru.
No fim de outubro um ônibus da Fundação Nacional de Apoio ao Índio (Funai) foi incendiado, provavelmente pelo mesmo grupo.
O novo ataque ocorreu na noite de segunda-feira. Os três homens renderam o motorista da Viação Camaçari, cujo nome não foi divulgado, e exigiram que ele não transportasse mais pataxós. Também levaram a chave da ignição.
Quando o motorista deu a partida com a chave reserva, os agressores dispararam, estilhaçando o pára-brisa e os faróis.
O motorista conseguiu levar o veículo até a delegacia de Pau Brasil para registrar a queixa. A empresa anunciou que só voltará a transportar índios com proteção policial. A comunidade indígena quer garantias para que suas crianças possam ir à escola. Há anos índios e fazendeiros disputam terras na região.

OESP, 13/11/2003, Cidades, p. C3
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.