De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Deputado diz que Funai transfere indígenas para ampliar reservas

23/11/2001

Autor: CARVÍLIO PIRES

Fonte: Folha de Boa Vista-RR



Sem esconder o inconformismo com o avanço das demarcações sobre as terras do Estado, o deputado federal Salomão Cruz (PFL) diz que, em princípio, o órgão tutor dos índios desrespeita a lei e faz críticas sobre a atuação deste órgão. Para ele, a Fundação Nacional do Índio (Funai) está manipulando populações indígenas para justificar ampliação ou criação de reservas, como ocorre no sul do Estado.
Conforme o parlamentar, a única forma de resolver o problema é submetê-lo à apreciação do Poder Judiciário. "Entendo que o governo deve entrar com um embargo contra a pretensão da Funai. Vou conversar com o governador e indicar que contrate um advogado, que pode ser o doutor Júlio Geiger. Para mim, ele é a pessoa indicada para questionar a ampliação, por ser conhecedor do assunto".
Sem analisar a ampliação da área em si, acredita que a saída seja questionar o laudo antropológico. Disse que o aumento populacional é uma das principais justificativas para se ampliar reservas, e como a do Anaro foi demarcada recentemente, não há razão para ampliá-la. O deputado denunciou que o órgão indigenista está movimentando índios para alcançar seus objetivos.
"Um dos aspectos que a Funai desrespeita a lei é por mobilizar populações indígenas, deslocando-as de uma região para outra. Hoje não se tem certeza quanto à população do Anaro. Sem dúvida, propositadamente, a Funai aumentou este número, para, através do laudo antropológico, justificar a ampliação da área", declarou Salomão Cruz.
Conforme o parlamentar, da forma como age, a tutora dos índios está aí para atrapalhar e só vai parar quando houver uma decisão judicial transitada em julgado. "Por acreditar na Justiça, o caminho é contratar um especialista para entrar com uma ação e outro para fazer um laudo antropológico independente e confrontá-lo com o oficial. O governo deve patrocinar esta ação por ser o maior interessado na preservação das áreas do Estado".
PREJUÍZO - De acordo com o deputado, produtores expulsos da Raposa-Serra do Sol não foram reassentados, como manda a lei. Alguns compraram outras terras e mais uma vez estão ameaçados de perderem suas propriedades. Afirmou que caso o Estado não recorra à Justiça para embargar as ações da Funai e cobrar o reassentamento pelo Incra, o prejuízo será certo.
"Mais grave que isso são as indicações que na reserva do Anaro existem índios que vieram da Raposa e Serra do Sol. Esta é a estratégia da Funai. Quando ela consolida uma reserva, tira pessoas da área demarcada e leva para outra região para ampliar outras reservas. Assim está sendo no sul do Estado, onde uma comunidade é assentada de forma sutil. Logo, estas pessoas vão reivindicar a demarcação da reserva", acusou Salomão.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.