De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Vingança teria sido motivo de execução

21/04/2004

Fonte: CB, Brasil, p.18



Vingança teria sido motivo de execução

Os 29 garimpeiros mortos dentro da reserva Roosevelt foram assassinados por cem guerreiros cinta-larga, em dois lugares distintos. Três foram executados por vingança, enquanto os outros 26 morreram quando estavam sendo levados para um posto de vigilância da Fundação Nacional do Índio (Funai), dentro da área.
As informações foram repassadas pelos próprios índios ao coordenador de uma força-tarefa na região, Walter Blós, afastado do grupo por estar ameaçado de morte. Blós está lotado na sede da PF, em Brasília.
Segundo Blós, os índios descobriram, depois de prender 15 garimpeiros, que outros 150 estavam explorando uma mina na área conhecida como Grota do Sossego. Cerca de cem guerreiros foram ao local e encontraram um garimpeiro conhecido como Baiano Doido, que teria ameaçado alguns índios.
Três dos 26 corpos que estão sendo examinados em Porto Velho foram reconhecidos. São de Odail José Malheiros de Souza, Antônio Ribeiro e outro conhecido apenas por Piauí.
Operação Mamoré
A Polícia Federal iniciou ontem uma operação em Rondônia para sufocar conflitos na exploração de pedras preciosas em reservas indígenas. A ação se estende ainda a investigações do crime' organizado, ao narcotráfico, à lavagem de dinheiro e ao comércio ilegal de armas.
Denominada Operação Mamoré, a ação da PF mobiliza cerca de 400 agentes, entre delegados, peritos, escrivães, além de membros das Forças Armadas, da Polícia Rodoviária, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Agência Brasileira de Inteligência. Eles fazem buscas por mais corpos na reserva indígena Roosevelt, em Espigão d'Oeste, a 5: km de Porto Velho.
O governador de Rondônia Ivo Cassol, argumenta que o governo federal foi alertado da gravidade da situação em setembro e outubro do ano passado. P, meio de ofícios, enviados ao gabinete da Presidência da República e ao Ministro da Justiça Cassol fez reivindicações pa tentar evitar o conflito pelo diamante na região. O ministro Justiça, Márcio Thomaz Baste disse que o governo "há mui tempo" tinha informações c que os garimpeiros em Rondônia corriam riscos.

CB, 21/04/2004, Brasil, p. 18
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.