De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios do Xingu participam de expedição a "lugar sagrado"

21/02/2002

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



A Associação das Terras Indígenas do Xingu (Atix) participa da expedição à caverna Kamukuaká (lugar sagrado), a ser realizada na próxima segunda-feira. A expedição, organizada para estudar uma forma legal para proteger a caverna, é iniciativa do Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente (Depima) da
Fundação Nacional do Índio (Funai) e conta com a participação representantes do Ibama e Iphan, além da Atix, que fará o registro das imagens da caverna.

A proteção legal da caverna Kamukuaká é uma aspiração antiga dos povos do Alto Xingu, principalmente dos Waurá, que realizavam o ritual de furação de orelha, passagem do jovem para a fase adulta, no local. No local também estão inscrições rupestres reproduzidas nos troncos da festa Kuarup. Para registrar as imagens da caverna sagrada, a Atix escolheu o índio Winti Suiá, um dos operadores da câmera super VHS da associação.

Na demarcação das terras indígenas, a caverna Kamukuaká ficou fora do Parque Nacional do Xingu e da Terra Indígena Batovi, próximas ao local sagrado dos antepassados dos povos xinguanos. Segundo o chefe do Posto Indígena da Terra Batovi, o índio Waurá Kanaiu, o fato da caverna estar localizada numa fazenda particular, um estudo do Ibama e do Iphan podem levar a uma forma legal para a proteção do local.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.