De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Jurandi Siridiwê é Xavante "treinado para dialogar com a sociedade não-indígena"

19/04/2006

Autor: Valéria Amaral e Ivan Richard

Fonte: Radiobrás-Brasília-DF



Jurandi Siridiwê é um dos indígenas xavante "treinado para dialogar com a sociedade não-indígena". Ele conta que foi um dos primeiros de sua etnia escolhido para estudar na cidade.
"Foi uma estratégia muito bonita do meu avô. Ele teve a felicidade de investir na gente. Eu tive um tratamento especial e fui bem educado", afirmou.

Hoje, como presidente do Instituto das Tradições indígenas (Ideti), ele participa da 1ª Conferência Nacional dos Povos Indígenas que termina nesta quarta-feira (19) em Brasília. "Primeiramente viemos discutir problemas sérios, como falta de autonomia, diálogo, saúde e invasões. Mesmo as pessoas sabendo que vivemos numa reserva indígena, somos muito desrespeitados", ressaltou Siridiwê.

Para o xavante que aprendeu a ler e escrever, se formou em Geologia na Bolívia e cursa Relações Internacionais, a conferência tem um sabor especial. "É aqui onde vou decidir a vida da minha comunidade. Essa reunião é histórica. É a primeira vez que 230 povos se encontram, de 180 línguas." Mais de 9,5 mil xavantes vivem no Mato Grosso e estão divididos em 70 aldeias.

O diálogo entre o povo indígena e o Congresso Nacional, segundo Siridiwê, não existe. "Há senadores que acham que, pelos seus poderes, não devem dialogar com a gente. Eles não fazem, enfeitam qualquer intenção de projeto e já mandam para nos convencer. Peço que chame para o diálogo, antes de qualquer coisa".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.