De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministério Público exige demarcação de TI Cachoeira Seca

13/08/2006

Fonte: Diário do Pará



O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, ontem (11/8), ação civil pública para exigir que a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresente relatório para demarcação da terra indígena Cachoeira Seca, localizada nos municípios de Altamira, Ururuá e Placas, no sudoeste do Pará. Na ação, pede-se que a Justiça Federal dê prazo de 30 dias para a apresentação do relatório. O procurador da República em Altamira, Marco Antônio Delfino de Almeida, solicitou que a Funai tenha que pagar multa de R$ 10 mil por dia caso não apresente o relatório dentro do prazo.

A Funai publicou portaria, em novembro de 2004, que constituiu grupo técnico para a realização dos estudos complementares de delimitação da terra indígena, onde vive um grupo do povo Arara. A mesma portaria estabelecia que era de sete meses o prazo para a conclusão dos trabalhos.

“Um prazo três vezes maior que o previsto já decorreu sem que houvesse o estudo necessário para a demarcação”, critica Marco Antônio Almeida no texto da ação. "Como conciliar as invasões de terras, a prática diária de crimes ambientais e a permanente ameaça de extinção da etnia Arara com a patente omissão governamental ?", pergunta o procurador.

(Título original: Indígena - Exigida demarcação de terras)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.