De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPT realiza audiência hoje sobre questões indígenas

09/02/2007

Fonte: MS Notícias



O trabalho dos indígenas em Mato Grosso do Sul será o tema central da
audiência pública que será realizada nesta 5ª feira, dia 8/02, às 19 horas, no auditório da UNIGRAN- Universidade da Grande Dourados em Dourados.

Os indígenas, principal mão-de-obra utilizada nas usinas de açúcar e álcool da região sul do Estado, apesar do registro na Carteira de Trabalho, tem contratos diferenciados dos demais trabalhadores. Além do período menor de permanência nas usinas, de 60 a 70 dias, os índios devem receber alimentação e outros cuidados respeitando a cultura de cada etnia. O contrato de equipe com as usinas garante a interrupção dos trabalhos para que os índios possam retornar às suas aldeias em média a cada dois meses para, entre outras coisas, possibilitar o cultivo de pequenas lavouras e reforçar os laços culturais e familiares.

A audiência pública vai contar com as palestras do Procurador do Trabalho da 24ª Região/MS, Heiler Ivens de Souza Natali e do Coordenador da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em MS, Maucir Pauletti. Enquanto o Procurador do Trabalho abordará os direitos dos povos indígenas com enfoque na Convenção 169 da OIT - Organização Internacional do Trabalho, Maucir Pauletti vai falar sobre os cuidados necessários para quem vai contratar a mão-de-obra indígenas e o respeito à cultura dos índios.

Atualmente existem no Estado 11 usinas de açúcar e álcool em operação, pelo menos seis já plantando cana e várias aguardando licença para implantação.

Outro ponto importante que será discutido na audiência é a atuação do Ofício do Ministério Público do Trabalho em Dourados, através dos Procuradores do Trabalho Luciano Zanguetin Michelão e Cristiano Lourenço Rodrigues, em busca da solução pacífica e justa dos conflitos trabalhistas.

Também nesta 5ª feira, às 17 horas, será inaugurada a nova sede do Ofício do Ministério Público do Trabalho em Dourados que passa a funcionar na rua Ponta Porã, 2045, centro, telefone (67) 3422-0592. A solenidade deve contar com a presença de várias autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes dos sindicatos e outras entidades de Dourados.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.