De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Seduc discute projeto pedagógico com índios

12/02/2007

Fonte: O Liberal (PA)



As aldeias Tembé do Alto Rio Guamá, no nordeste paraense, receberam no último sábado uma comitiva da Secretaria Executiva de Educação (Seduc). Pela primeira vez, professores brancos e índios discutiram o projeto pedagógico que querem para as escolas localizadas nas aldeias. Outra novidade definida é que também será implantado o ensino médio em uma aldeia. A ação, chamada de 'I Jornada Pedagógica das Escolas Indígenas', começa na aldeia São Pedro, formada pelo povo Tenetherah, regionalmente conhecido como Tembé. O encontro prosseguirá até o dia 16 deste mês e vai reunir cerca de 30 professores que trabalham diretamente nas escolas indígenas.

Participam ainda da jornada diretores, técnicos e professores índios das escolas 'Francisco Magno Tembé', e de mais três anexos conhecidos como anexo 'Itapwtyr', anexo 'Pira' e anexo 'Jacaré', além de lideranças e populações das aldeias 'Tawary', 'Frasqueira', 'Itapwtyr', 'Pira', 'Jacaré' e 'Itahú'.

Até o final do evento serão discutidos ainda temas como legislação brasileira sobre educação escolar indígena, currículo diferenciado e específico, calendário escolar de acordo com os costumes locais e o projeto político pedagógico para as escolas Tembé desenvolverem em 2007. Serão beneficiados 386 alunos e 18 professores numa comunidade formada por 865 moradores das aldeias.

No sábado, participaram da discussão o secretário adjunto de Ensino, professor Bira Rodrigues, e representantes das Secretarias Adjuntas de Gestão e de Logística, engenheiros da rede física, pedagogos, além de coordenadores e técnicos da Seduc.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.