De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios esperam ajuda federal para plantar

01/03/2007

Fonte: Globo.com/G1



Índios da reserva de Dourados, em Mato Grosso do Sul, aguardam a chegada dos tratores da Fundação Nacional do Índio (Funai) para iniciar o plantio. A falta de assistência técnica prejudica o desenvolvimento das lavouras.

Dona Eliete Rodrigues já recebeu a saca de semente de milho, mas está com medo de perder a época indicada para o plantio. Os seis tratores da Funai usados para tombar a terra e semear estão com problemas mecânicos. Além disso, a quantidade de máquinas não dá conta de atender toda a população da reserva indígena. "Você não tem maquinário nem óleo diesel. Como é que a gente vai fazer?", pergunta a índia.

Quando o território foi demarcado, na década de 20, 400 índios viviam nos 3.500 hectares. Hoje são 12.500 na mesma área. "Tem de ter políticas de sustentação dessas comunidades", diz o antropólogo da Funai Levi Pereira.

Para agravar a situação, em alguns trechos da reserva, a terra deveria ser usada para o plantio de mandioca, batata e outras lavouras de subsistência, mas deu lugar à monocultura da soja. A Funai diz que perdeu o controle da situação e desconhece os donos da soja.

Um grupo cansou de esperar pela ajuda do governo. Os índios tomaram a iniciativa, montaram uma associação e agora preparam a terra para começar a investir na fruticultura.

Vinte e dois índios foram contratados pela cooperativa. O trabalho é comandado pelo índio terena Jessé Masse, que terminou a faculdade de administração rural ano passado. "São frutas cítricas e certificadas: manga, banana", explica.

Segundo a gerência regional da Funai, o órgão deve abrir uma licitação ainda nesta semana para contratar uma empresa que realize o preparo da terra na reserva indígena de Dourados.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.