De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Coiab denuncia produção de filme sobre os Saterê-Mawé sem autorização dos indígenas

27/03/2007

Fonte: Coiab



A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) enviou à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) documento em que solicita a adoção de medidas para que a produção cinematográfica sobre o povo Saterê-Mawé anunciada, no mês de janeiro, pelo compositor parintinense, Ademar Azevedo, não aconteça sem antes discutir com a comunidade indígena.

O compositor teria sugerido, em 2005, ao diretor sueco Kalervo Nevarlainen a produção do filme "Waikirú na Amazônia", baseado no livro "Belas Artes Sateré-Mawé", do Pe. Henrique Ugge. O filme prevê a participação de 53 atores de diferentes nacionalidades e seria distribuído em 150 países e que três pessoas "com características indígenas vão representar a Amazônia em campanha publicitária em vários países da Europa e da Ásia".

A produção do filme foi anunciada pelo próprio Ademar Azevedo, em entrevista dada ao jornal "Em Tempo Parintins", de 9 de janeiro último. “Os indígenas ficaram espantados e estranharam o anuncio, pois em momento algum foram consultados”, declara o presidente do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), Derli Batista

De acordo com Batista, Azevedo não é indígena e não pode assumir-se como representante dos povos indígenas na produção de um filme, onde os Saterê-Mawé serão os protagonistas, mesmo que a história seja uma ficção.

No documento encaminhado à Funai, a Coiab reitera este questionamento: "nos incomoda mais uma vez o fato de que uma produção cinematográfica seja feita tendo como pano de fundo o universo indígena sem que, ao menos, tenhamos sido comunicados ou convidados a discutir em que medida este filme irá beneficiar a comunidade indígena Sateré-Mawé". E acrescenta: "o Sr. Azevedo parece estar assumindo o papel de embaixador dos Povos Indígenas Amazônicos sem a nossa devida autorização".

Para a Coiab, a participação na discussão do projeto do filme é fundamental: "para podermos decidir se é de nosso interesse ou não termos a imagem dos indígenas Sateré-Mawé envolvida e de que forma o filme pretende expor a nossa cultura".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.