De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Desnutrição mata bebê indígena na aldeia Bororó

26/04/2007

Autor: Sidnei Bronka

Fonte: Dourados Agora




Mais uma criança indígena morreu hoje em Dourados. O menino Anderson, de um mês, morador na aldeia Bororó morreu vítima de desnutrição e desidratação gastrointestinal, icterícia aguda, conforme consta no laudo médico e informações de fontes ligadas ao repórter Bronka do Douradosagora/94FM.

O menino morreu na madrugada de hoje, em casa. O corpo foi encaminhado ao IML e liberado para o velório, que já está acontecendo na aldeia. A Funasa confirma a morte do menino, mas não apresentou nenhum documento confirmando a causa por desnutrição.

Desde o inicio deste ano, cinco crianças morreram nas aldeias Bororó e Jaguapiru.No dia 13 de março um garoto de 1 ano e dois meses morreu na reserva indígena. No dia 25 de fevereiro, um outro menino foi vítima da desnutrição. Antes dele, foram mais duas crianças.

No pólo de Dourados, existem hoje 510 crianças indígenas na faixa de seis meses a dois anos. Cerca de 30 têm desnutrição grave. Elas são monitoradas diariamente por agentes de Saúde da Funasa que vão até as casas das famílias. Em torno de 180 estão com desnutrição moderada e outras 300 estão em situação de risco nutricional.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.