De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Júri de matadores de líder indígena pode ser transferido

25/04/2007

Autor: Antonio Viegas

Fonte: Clipping da 6ªCCR do MPF.



O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que tem jurisdição sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, pode autorizar o desaforamento do julgamento dos acusados pelo assassinato do líder indígena Marcos Veron, ocorrido em 2003 numa fazenda no município de Juti. A medida permitirá que o processo seja julgado numa outra comarca, que não a de
Dourados. O desembargador federal André Nabarretti confirmou a decisão da Justiça Federal em Dourados, atendendo pedido do Ministério Público Federal, de suspender o júri que deveria acontecer na última segunda-feira.

O próximo passo agora é o julgamento do pedido de desaforamento do processo. O desembargador cita que, pelo relatório do Ministério Público, "está demonstrado de forma razoável o poder econômico, social e político do fazendeiro Jachinto Honório da Silva, patrão dos acusados, e ações dele junto aos índios para forjar provas no processo". André Nabarretti destaca também que, a soma dos vários fatores citados no relatório justificava a suspensão da sessão para
que "se possa avaliar a real imparcialidade do júri e que se possa esperar a tranquilidade e paz do julgamento em Dourados ou a conveniência do desaforamento".

Justificativas

O procurador da República Charles Pessoa que solicitou a suspensão do júri, alegou uma série de fatores e entre eles a preocupação com a imparcialidade, já que a Justiça Federal deveria utilizar a relação de jurados do júri estadual, cujo presidente, o juiz Celso Schuc dos Santos, demonstrou interesse em que sua esposa, advogada, fosse defensora dos acusados. No relatório o procurador cita ainda que chegou a ser procurado pelo próprio juiz para se informar sobre a possibilidade de um parecer favorável do Ministério Público, para a revogação da prisão dos acusados.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.