De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Escolas vão conhecer história dos Suruís

09/05/2007

Fonte: Folha de Rondônia



Com a proposta de preservar e divulgar a cultura dos povos indígenas de Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), distribuirá às unidades de ensino da rede estadual cerca 400 fitas de vídeos sobre os costumes da etnia Suruí. Trata-se do documentário "Mapimaí", que conta o mito da origem do povo Suruí/Paiter, narrando ainda um ritual de transferência de conhecimento tradicional dos índios mais antigos aos mais jovens da aldeia. O material foi produzido pela organização não governamental Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia (Rio Terra).

Conforme o secretário da Educação, Edinaldo Lustoza, a distribuição visa preservar a identidade dos povos indígenas, bem como, garantir o respeito às tradições e costumes das etnias que habitam em Rondônia. Segundo um dos representantes da Rio Terra, Alexis Bastos, em 2004, durante a realização do projeto de valorização cultural na comunidade indígena, optou-se por promover a festa do Mapimaí, que não era feita há quase 15 anos, como forma de transferência dos conhecimentos dos mais antigos para os jovens. A festa e trabalhos do projeto de valorização cultural foram registrados no vídeo, que garantiu aos produtores o Prêmio Nacional Cultura Indígena "Ângelo Creta" do Ministério da Cultura.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.