De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

PATAXÓ É MORTO A TIROS EM PAU BRASIL

22/05/2007

Autor: ANA CRISTINA OLIVEIRA

Fonte: A Tarde



O índio pataxó hã-hã-hãe, Aurino Pereira da Silva, de 35 anos presumíveis, foi encontrado morto, na região de Taquari, que fica entre o município de Pau Brasil e o distrito de Jacareci, na zona rural de Camacan (a 526 km de Salvador, na região sul do Estado). As primeiras investigações indicam que o índio recebeu dois tiros, um na barriga e outro no rosto.

Há informação de que Aurino da Silva havia saído do centro da localidade de Jacareci e retornava para a zona rural, quando foi abordado pelos criminosos, provavelmente dois homens.

O crime ocorreu no final da tarde de sábado.

O delegado de Itaju do Colônia e substituto de Pau Brasil, Francesco Denis da Silva Santana, que investiga o assassinato, instaurou inquérito, mas ainda não tem nenhuma pista dos assassinos do índio.

Os policiais suspeitam que o índio Aurino tenha sido vítima de uma tocaia, já que a região de Taquari é de difícil acesso e um dos maiores focos de tensão entre índios e fazendeiros, na disputa pela posse de terras, na área da Aldeia Caramuru-CatarinaParaguaçu, entre os municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.