De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Colonos ficam fora de área indígena

16/05/2002

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



O pedido de reintegração de posse feito pelas pessoas que ocupavam uma área localizada nos municípios de Ariquemes, Jaru e Monte Negro, contendo 426 lotes distribuídos nas linhas 1, 5, 13 e 17, entre Monte Negro, Campo Novo e Jorge Teixeira, não foi aceito pelo juiz federal substituto da 3ª Vara, Selmar Saraiva da Silva Filho, ao prolatar sentença em oito processos envolvendo 55 colonos.
Entendeu o magistrado que o local pertence à reserva indígena Uru-eu-wau-wau, conforme contestou a Fundação Nacional do Índio, e que a alegação dos autores de que residem ali há mais de 13 anos com autorização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária não poderia prosperar, pois o próprio Incra informou nos autos que a área em questão não faz parte de projeto de assentamento.
Informou o instituto que procedera entre 74 e 76 assentamento no Projeto Dirigido Burareiro em área superposta à reserva indígena e que os autores não foram beneficiados. "Estes são invasores de área de domínio indígena, onde o Incra jamais desempenhou trabalho de assentamento, mas apenas uma composição para retirar outros invasores anteriores". Já a Funai destacou que a "a turbação dos autores resultou prejuízos para a reserva".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.