De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Iran Barbosa classifica como legítima ocupação em Cabrobó

27/06/2007

Fonte: JornaldaCidade.Net



Aracaju (27 jun) - Em pronunciamento na tarde da última terça, o deputado federal Iran Barbosa (PT) destacou a ocupação por quase 1.200 pessoas de uma área em Cabrobó, no estado de Pernambuco, em protesto contra o projeto de transposição do São Francisco.

A área foi ocupada por entidades e movimentos populares, além de comunidades tradicionais de Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará, e a ação pretende impedir o avanço das obras tocadas na área pelo Exército e para a retomada do território pelo povo indígena Truká, que reivindica a posse de suas terras. Eles lançaram um manifesto contrário à transposição e pela ética na política.

Iran Barbosa classificou a manifestação de legítima. Segundo o deputado, o acampamento "revela que ainda persiste uma grande insatisfação popular com essa obra". No manifesto, as entidades e movimentos populares exigem o arquivamento do projeto de transposição e implantação de alternativas etecnologias apropriadas de convivência com o semi-árido.

"Gostaria de me somar às famílias acampadas para dizer que a melhor solução para enfrentar a seca e matar a sede do meu povo nordestino é desenvolver políticas públicas apropriadas à convivência do homem e da mulher do Nordeste com o semi-árido", disse Iran, que é contrário à transposição.

Ele afirmou que as entidades e movimentos populares defendem no manifesto a democratização do acesso à água. "Os manifestantes querem a realização de uma reforma agrária ampla e efetiva e a regularização de territórios tradicionais,a começar pelas áreas dos povos Truká, Tumbalalá, Pipipã e Cambiwá, atingidos pela transposição", destacou.

O deputado lembrou ainda da audiência pública que irá ocorrer no próximo dia 3, em Brasília, para debater o Atlas das Águas do Nordeste e a convivência com o semi-árido. A audiência foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no último dia 20, a pedido de Iran. O deputado é titular na comissão e a reunião acontecerá no âmbito da Subcomissão Especial para acompanhar as questões relacionadas ao Rio São Francisco. A subcomissão foi criada no início do ano, também por solicitação de Iran Barbosa.

A audiência contará com representantes do Ministério da Integração Nacional,(provavelmente do ministro responsável pela pasta, Geddel Viera Lima) o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, o representante da Comissão Pastoral da Terra do Nordeste, frei Leonardo Boff e do responsável pela Coordenação Executiva da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA), Roberto Malvezzi, o Gogó.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.