De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Invasão contra transposição ganha reforço

03/07/2007

Fonte: OESP, Nacional, p. A9



Invasão contra transposição ganha reforço
Enquanto acampamento aumenta, d. Luiz Cappio e outros líderes se preparam para confronto

Mônica Bernardes

Pelo menos mais 70 manifestantes contrários à transposição do Rio São Francisco chegaram ontem a Cabrobó, no sertão pernambucano, apesar da expectativa de reintegração de posse das três fazendas ocupadas há uma semana por 1,5 mil pessoas que tentam barrar o início das obras.

Enquanto isso, líderes e até o bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, admitem partir para o confronto na tentativa de frear o projeto. Oficialmente, os líderes da manifestação falam em "resistência pacífica". Nos bastidores, integrantes dos diversos movimentos acampados - associações de pescadores, militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST), Via Campesina, índios trucás, pequenos agricultores e ambientalistas - estão se preparando para o enfrentamento.

Um manifestante, que preferiu se manter no anonimato, alegou que o grupo gostaria de acreditar que não haveria violência. No entanto, reforçou que defendem uma "boa causa" e estão prontos para defendê-la, "haja o que houver".

Um dos únicos a falar abertamente sobre o clima no local é o bispo de Barra, que fez greve de fome, há dois anos, contra a transposição. "Usamos todos os argumentos possíveis para mostrar ao governo federal o erro que estão cometendo. Agora, só nos resta o confronto", disse, em entrevista a uma rádio local.

ÔNIBUS

Os novos manifestantes foram acomodados em um acampamento improvisado às margens do rio. A maioria dos que chegaram é de índios da etnia trucá - a tribo alega ter a posse das terras onde o Exército já começa a trabalhar. Segundo a comissão de organização do acampamento, pelo menos mais 300 pessoas devem reforçar ainda mais o grupo até quinta-feira.

"Estamos esperando três ou quatro ônibus do Ceará e da Bahia", informou Rubem Siqueira, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Bahia. Ontem, os manifestantes acabaram de cobrir as escavações iniciadas pelo Exército para a construção do Canal Eixo Norte. "O dia foi muito produtivo. Tampamos o buraco de Geddel, inauguramos uma praça e recebemos dezenas de companheiros para reforçar nossa luta", disse Siqueira.

No Recife, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, reuniu-se com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); do Ceará, Cid Gomes (PSB); do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), e da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Eles decidiram formar uma frente de apoio ao projeto. Os governadores de Sergipe, Marcelo Déda, e da Bahia, Jaques Wagner, ambos do PT, não participaram do encontro.

OESP, 03/07/2007, Nacional, p. A9
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.