De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Cabrobó: PF negocia fim do protesto

03/07/2007

Fonte: O Globo, O País, p. 12



Cabrobó: PF negocia fim do protesto
Índios e sem-terra ainda estão nas obras de transposição do São Francisco

Leticia Lins e Adilson Fonseca*

A Polícia Federal Informou que vai requisitar o apoio de policiais militares de Pernambuco para desocupar a área do canteiro de obras do canal da transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó. Ontem, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal fez dois vôos rasantes sobre o local onde estão os índios e os sem-terra, filmando toda a área. O sobrevôo fez aumentar a tensão e o temor de uma Investida dos policiais federais, o que não ocorreu.
Uma equipe de negociadores foi para Recife articular a saída pacífica dos manifestantes, que desde a última terça-feira estão num acampamento montado no lugar onde será construído o canal. Os agentes têm ordem de esgotar até o último instante as negociações com os manifestantes. Mas a Polícia Federal não descarta-o uso de soldados do Exército na desocupação.
Governadores temem que protesto atrase as obras
A reintegração de posse do foi determinada pelo juiz da 20ª Vara da Justiça Federal de Salgueiro (PE), Giorgius Argentini Felipi Credídio, na última sexta-feira, que atendeu a pedido da Advocacia Geral da União. Mas a retirada dos índios, com uso da força da PF, não tem uma data determinada, podendo acontecer ainda hoje. Os índios trukás moram na Ilha de Assunção, a cem metros das obras.
Ontem, os governadores de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba se reuniram em Recife para anunciar uma campanha de conscientização sobre a importância da obra para a Nordeste. Eles temem que a mobilização atrapalhe o andamento das obras. No próximo dia 9, serão instalados os comitês pró-transposição, um em cada estado. Em agosto, estão previstos atos públicos nas cidades que mais precisam da obra. 0 governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) escolheu Cabrobó para um ato público em defesa da obra.
Os manifestantes permanecem na fazenda Mãe Rosa, cujas terras têm a propriedade invocada pelos trukás. 0 projeto da transposição está orçado em R$ 6 bilhões, R$ 5 bilhões já garantidos pelo presidente Lula no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
- Vamos fazer uma mobilização simultânea - afirmou Campos, ao lado de Vilma de Faria (PSB), do Rio Grande do Norte; Cid Gomes (PPS), do Ceará; e Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba Haverá atos em Campina Grande (PB), Mossoró (RN) e Brejo Santo (CE).

* Da Agência A Tarde

O Globo, 03/07/2007, O País, p. 12
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.