De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Assembléia discute morte de indígenas

11/07/2007

Autor: Alessandro Malveira

Fonte: A Crítica



A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação São Jorge vão explicar, hoje, à sociedade amazonense os porquês da falta de profissionais de saúde e da deficiência de estrutura no atendimento à saúde de indígenas da região de Eirunepé (A 1.245 quilômetros de Manaus). Desde fevereiro de 2006, 28 crianças Canamari e Culina da região morreram, vítimas de doenças como gastroenterite (vômito e diarréia), desnutrição, tuberculose, pneumonia e hepatite. Representantes das duas instituições e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), foram convidados para um Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado (ALE) para tratar do assunto. O evento começa às 14h30.

"Vamos levar à audiência o pleito da presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena da área, Francisca das Chagas. Ela no encaminhou um documento, um relatório do Médio Juruá, com o título 'Socorro! Nosso Povo está Morrendo!'. Vamos levar a reivindicação dela", disse o conselheiro Genivaldo Mayoruna, que representa a Coiab no evento.

A audiência será realizada pelas comissões de Assuntos Indígenas e de Direitos Humanos da ALE, por sugestão do deputado Luiz Castro (PPS). Na opinião do deputado, o caso tem de ser investigado e as providências para garantir um atendimento de saúde eficiente têm que ser tomadas imediatamente, para evitar que os índios sejam vítimas de uma nova tragédia, por desnutrição e negligência no atendimento médico.

Luiz Castro lembrou que as comunidades da área indígena do Vale do Javari sofrem há décadas com a epidemia de hepatite que já causou várias mortes. "Não podemos nos omitir diante da calamidade que atinge os povos indígenas no Amazonas", declarou o deputado.

Os presidentes da Comissão de Direitos Humanos, deputado Ângelus Figueira (PV), e de Assuntos Indígenas, José Lobo (PR), aprovaram a sugestão de Luiz Castro e se filiaram à idéia de defender o atendimento à saúde indígena.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.