De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios são acusados de abater gado de fazenda em Japorã

01/08/2007

Autor: Vilson Nascimento

Fonte: Midiamax News




Produtores rurais de Japorã, que têm propriedades na região da Aldeia Porto Lindo e da Fazenda São Jorge, antiga Agrolack, próximo à divisa com o município de Iguatemi, reclamam de freqüentes abates de gado por parte de indígenas.

O último caso foi registrado na manhã de domingo, quando a Polícia Militar de Japorã deteve alguns indígenas após mais uma denúncia de abate de gado feita por funcionários da Fazenda São Jorge.

Segundo a denúncia, um grupo de indígenas, entre eles homens e mulheres adultas acompanhados de crianças, teria atraído alguns animais, entre eles uma vaca nelore de aproximadamente seis anos, para uma região de banhado às margens do rio Iguatemi, na divisa entre os municípios de Japorã e Iguatemi.

No local, eles teriam abatido e carneado a vaca, ferindo outro animal que teria conseguido escapar. Ainda no local do abate, os funcionários da fazenda encontraram uma foice, um facão e uma toca, segundo a Polícia, supostamente esquecida pelos indígenas ao deixar o local levando a carne do animal abatido.

Parte do grupo, entre eles Augusto Velasques, 40 anos, e Tomasia Nunes, de 39 anos, foi retida pelos próprios funcionários da fazenda e entregue à Polícia.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.