De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios

18/08/2007

Autor: SILVA, Hilton Pereira da

Fonte: FSP, Painel do Leitor, p. A3



Índios

"Em 21 de junho, a Folha reproduziu a reportagem "Índios da Amazônia recorrem contra a venda de seu DNA" (Brasil), de Larry Rohter, correspondente do "New York Times", na qual sou acusado de envolvimento com o caso da venda de sangue karitiana. Muitos são os erros cometidos por Rohter e reproduzidos por este jornal.
1) A notícia é antiga, e a própria Folha, em junho de 1997, concedeu-me direito de resposta para esclarecer confusões da imprensa à época que agora renascem.

2) Em 1996, na condição de antropólogo, acompanhei cinegrafistas britânicos que filmavam um documentário entre os karitiana. Entretanto, sendo também médico, vi-me diante de uma situação de emergência, em razão do precário estado de saúde dos índios, e prestei-lhes -de modo voluntário e gratuito, e por solicitação deles- atendimento médico. Minha conduta respaldava-se no artigo 135 do Código Penal, que pune omissão de socorro, e nas recomendações dos artigos 57 e 58 do Código de Ética Médica, ao qual me subordino. A regularidade de minha atuação foi reconhecida por duas CPIs e pelo juiz federal que analisou o caso -todos estes ignorados na reportagem de Rohter.

3) O sangue por mim coletado -em procedimento médico corriqueiro e necessário para diagnóstico complementar de doenças como anemias, hepatites, doenças do colágeno, HIV etc.- esteve depositado no laboratório da Universidade Federal do Pará, centro de reconhecida competência, desde 1996 até ser requisitado pelas autoridades de Rondônia. Ele não saiu do Brasil e tampouco se prestou a fins comerciais.

4) Não fui procurado nem ouvido pelo senhor Rohter, apesar de meus contatos (e-mail, telefones etc.) estarem disponíveis em milhares de sites na internet e em publicações nas quais tento esclarecer esses equívocos.

5) Há, por fim, um erro grave na tradução da Folha. No original de Rohter, no segundo parágrafo, lê-se "their blood and DNA collected during that first visit are being sold". A Folha omite, na tradução, que a coleta que resultou em venda foi a primeira, conduzida por pesquisadores norte-americanos, anterior à minha visita em pelo menos dez anos."

Hilton Pereira da Silva (Belém, PA)
Nota da Redação - Leia abaixo a seção "Erramos".


Erramos

Brasil (21.jun, Pág. A13) Por erro de edição, foi omitido da reportagem "Índios da Amazônia recorrem contra a venda de seu DNA" que o material vendido pela empresa dos EUA foi coletado pelo primeiro grupo de pesquisadores.

FSP, 18/08/2007, Painel do Leitor, p. A3
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.