De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Três foram detidos suspeitos de tentar matar indígena

22/08/2007

Autor: Nadyenka Castro

Fonte: Campo Grande News



Três pessoas já foram detidas suspeitas de envolvimento na tentativa de homicídio contra a índia Zélia Garcia, na madrugada desta quarta-feira (22 de agosto) na aldeia Bororó em Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande.

Dois são adolescentes. Um de 12 anos que foi encontrado com a roupa ensangüentada e uma jovem de 14 anos. Eles teriam sido contratados por R$ 200 por uma mulher, que também foi detida.

Zélia dormia na residência dela com os seis filhos, quando por volta de 3 horas alguém a chamou. Ela levantou-se, abriu a porta e foi atacada por golpes de facão.

A índia teve a mão esquerda decepada, a outra ficou segura apenas por tendões, corte profundo na cabeça, cortes na face e o olho esquerdo arrancado.

Parte do crime foi testemunhado pela filha de oito anos, que ao ver a cena pegou o irmão de oito dias e se escondeu em um matagal. Ao amanhecer ela voltou para casa e encontrou a mãe ensangüentada e acionou parentes, que chamaram polícia e Corpo de Bombeiros.

Zélia foi encaminhada para o Hospital Evangélico, onde permanece em estado gravíssimo. O bebê foi levado para o Centrinho (posto médico de atendimento às crianças índias).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.