De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MPF/SE quer que Funai atenda reivindicações dos índios kaxagó e xocó-kaurá

09/11/2007

Autor: Cristian Góes

Fonte: Ministério Público Federal



Principais problemas são demarcação das terras e atendimento médicos nas comunidades indígenas.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Sergipe (PRDC/SE) cobra do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, uma série de ações para atender as reivindicações das comunidades indígenas kaxagó e xocó-kaurá. Existem procedimentos administrativos que apuram, principalmente, o processo de demarcação das terras dos índios no Estado de Sergipe.

No caso dos xocó-kaurá, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Silva, solicita da Funai informações sobre as providências que estão sendo adotadas garantir as terras a esses índios. Muitos dos xocó-kaurá estão fora das aldeias e vivem em situações precárias nos municípios e Nossa Senhora do Socorro, na grande Aracaju, e em Porto da Folha, a 190 km de Aracaju.

"A ação da Funai precisa ser urgente para que, inclusive, sejam assegurados os recursos orçamentários em 2008, necessários para resolver o acesso a terra dos xocó-kaurá, inclusive adquirindo novas terras", defendeu o procurador Ramiro Silva, que concedeu dez dias para a manifestação da Funai.

Quanto aos kaxagó, que hoje estão em terras no município alagoano de Porto Real do Colégio, às margens do rio São Francisco e que faz divisa com o estado de Sergipe, o procurador pede que a Funai apresente as providências efetivadas para resolver a principal reivindicação do povo kaxagó. Eles querem áreas no estado de Sergipe.

"Queremos saber se a Funai já identificou e encaminhou a demarcação das terras destinadas aos kaxagó em terras sergipanas. Também neste caso, é urgente que o presidente da Funai insira no orçamento de 2008 os recursos necessários para efetivar esse trabalho de acesso integral às terras pela etnia kaxagó", disse o procurador.

Reunião em Arapicara - Na última quarta-feira, 7 de novembro, foi realizada uma audiência na Procuradoria da República no município de Arapiraca/AL para tratar da questão do atendimento médico aos índios kaxagó. Uma série de compromissos foram assumidos pela Funai e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para melhorar o acesso e o atendimento médico aos índios.

Estiveram presentes o procurador da República em Arapiraca, Rodrigo Tenório; o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Sergipe, Ramiro Silva; o chefe do Distrito Especial Indígena de Alagoas e Sergipe, Ronaldo Francisco; o cacique kaxagó Ivanildo dos Santos; o pajé José Paulo; o representante regional da Funai, José Heleno; e o analista pericial em antropologia do MPF, Ivan Soares.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source