De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai lança títulos sobre situação sociolinguitica dos Karajá e criação de abelhas nativas em terras indígenas

10/07/2002

Fonte: Site da Funai



"A situação sociolinguística dos Karajá de Santa Isabel do Morro e Fontoura", de Maria do Socorro Pimentel da Silva, e "Abelhas Nativas Brasileiras", coordenado por Jussânia Borges Corrêa e Valéria Medeiros, dois títulos que acabam de ser lançados pelo Departamento de Documentação da Funai, pretende contribuir divulgar o trabalho de pesquisadores que estão trabalhando com a temática indígenas.

A autora do estudo sociolinguístico dos Karajá, Maria do Socorro, mestre em Linguística pela UFG e doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, é funcionária da Funai desde 1976, quando passou a se dedicar a estudos especializados em educação indígena. Presta assessoria a projetos de professores indígenas em todo o Brasil e coordena o Projeto de Educação e Cultura Indígena Maurehi entre os Karajá. Seu livro é fruto de um trabalho dedicado e importante para os estudiosos da área e também um instrumental para os professores Karajá.

"Abelhas Nativas Brasileiras" tem o objetivo de contribuir com o trabalho dos professores indígenas, agentes de saúde e agentes agroflorestais. A produção e a publicação do livro fez parte do projeto "Criação de Abelhas Nativas em Terras Indígenas", financiado pela Secretaria de Coordenação da Amazônia, através do GTA - Grupo de Trabalho Amazônico - e foi organizado juntamente com as organizações indígenas Kàpey (União das Aldeias Krahô), Iprêre (Associação de Defesa do Povo Mebengokrê), Atix (Associação Terra Indígena Xingu) e Norô Tsu'rã (Associação Indígena Xavante). Resultado de uma oficina realizada com os índios Krahô e Xavante, em 1997, o livro contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, DEDC (Departamento de Desenvolvimento Comunitário), DEPIMA (Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente) e mais alguns técnicos da Funai. As belas ilustrações do livro são consequência de uma Oficina de Desenho realizada na aldeia Krahô Cachoeira. O livro é o primeiro de uma série que pretende trocar e divulgar conhecimentos sobre os povos indígenas e os não-indígenas para as atividades voltadas para o uso sustentável dos recursos ambientais.

Segundo o Chefe de Departamento de Documentação da Funai, André Ramos, a Fundação Nacional do Índio pretende lançar mais dois títulos ainda este ano - uma coletânea de legislações indigenista e normas correlatas e um catálogo de literatura infanto-juvenil com temática indígena.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.